Defesa de Proposta de Dissertação de Milena Sales Araújo 02/12 às 16hs

postado em 23 de nov de 2013 09:44 por Franklin de Souza Ramalho

Candidata: Milena Sales Araujo

Título: A (des)representação feminina dentro de comunidades de perguntas e respostas

Orientador: Nazareno Andrade


Data: 02/12/2013

Horário: 16:00h

Local: Auditório do Laboratório de Sistemas Distribuídos (Bloco CO)


Banca examinadora: Francisco Brasileiro e Raquel Lopes


Resumo: Plataformas de perguntas e respostas estão cada vez mais populares e estão se consolidando como fonte de informações vasta e de confiança, principalmente na área de tecnologia. Visto que as informações contidas nestas comunidades são tomadas como verdadeiras, é importante que estas expressem uma visão com o mínimo de víeis do que está sendo discutido.        

    Apesar de saber que mulheres não possuem uma representação forte, numericamente falando, na área de tecnologia, existe uma queixa, tanto por parte delas - por meio de críticas em blogs - quanto por defensores da diversidade - dentro da própria comunidade - de que, em algumas comunidades voltadas para tecnologia, esta representação é ainda menor. É o caso de algumas comunidades da plataforma StackExchange, que se destacam pelo seu número de usuários e conteúdo produzido, mas parecem não ter uma representação feminina adequada dentre seus membros.

        O objetivo deste estudo é entender o comportamento feminino dentro dessas comunidades, comprovar a falta de representação das mulheres e entender o porquê disto acontecer.
Comments