Candidato: Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos Título do Trabalho: Autoria Dirigida por Linha de Produtos de Software e Ontologias para Construção de Sistemas Tutores Inteligentes GamificadosOrientador: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto Data: 25/08/2015 Horário: 09h Local: Auditório do CEEI Resumo: Desde da década de 90, os
sistemas educacionais baseados na web têm evoluído e diferentes tipos de
sistemas foram propostos. Dentre estes, os Sistemas Tutores
Inteligentes (STIs) se destacam pois podemos encontrar fortes evidências
empíricas que em algumas situações eles podem complementar ou
substituir com sucesso outros modelos instrucionais, e que estas
situações existem em todos os níveis educacionais e em muitos contextos
acadêmicos. No entanto, durante o processo de aprendizagem através de
STIs é muito comum que estudantes fiquem desengajados ou entediados
(especialmente em períodos de tutoria prolongados). Por outro lado,
estudantes motivados, desafiados e intrigados tendem a ter melhores
resultados de aprendizagem. Desta forma, com base em teorias e modelos
de motivação e comportamento humano, muitos trabalhos têm utilizado
tecnologias persuasivas (ex.: gamificação) em ambientes educacionais. A
gamificação tem sido usada na educação online através de adição de
elementos de jogos, por exemplo, níveis, pontos, troféus, entre outros, a
contextos de aprendizagem visando engajar estudantes e dirigir
comportamentos de aprendizagem desejados. Nesse sentido, além de
considerar os aspectos técnicos e pedagógicos de STIs, deve-se também
considerar os aspectos motivacionais dos estudantes ao se construir
STIs. Neste contexto, pesquisadores apontam que é importante
possibilitar a personalização de elementos de gamificação uma vez que
pessoas se motivam por coisas distintas e perseguem diferentes metas em
diferentes contextos. Desta forma, o projeto de STIs gamificados é muito
complexo e deve considerar um alto grau de variabilidade; deve-se
combinar os elementos de gamificação aos aspectos tecnológicos e
pedagógicos de tutores. Sem falar que é muito comum incluir, remover ou
modificar funcionalidades nestes sistemas, e estas mudanças devem ser
executadas sem afetar a execução dos tutores e de forma consistente com
as funcionalidades existentes. Nesse meio tempo, pode-se perceber que os
professores valorizam cada vez mais o papel da tecnologia para impactar
tanto o sucesso acadêmico dos estudantes quanto seu próprio sucesso
como professor; e que consideram o acesso a ferramentas tecnológicas e
recursos para suportar planos instrucionais centrados no aluno como um
dos principais fatores que irão determinar o seu futuro sucesso como
professor. Neste contexto, para atender estas questões, nós propomos
desenvolver um sistema de autoria para possibilitar que professores
personalizem a construção de sistemas tutores inteligentes gamificados
de acordo com suas necessidades. Este sistema fundamenta-se em linha de
produtos de software, para lidar com o alto grau de variabilidade
presentes nos STIS gamificados, e ontologias, para dar suporte a alta
dinamicidade e checagem de consistência de mudanças realizadas pelo
professor que realiza a autoria dos STIS. Finalmente, nós planejamos um
experimento para avaliar o uso do sistema de autoria (com professores) e
para avaliar o impacto do uso de STIs gamificados gerados através do
sistema de autoria na motivação e aprendizagem de alunos. Para avaliar a
linha de produto de software, planeja-se executar pelo menos três
estudos de casos em domínios de conhecimento distintos.Banca examinadora: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto (orientador), Seiji Isotani (ICMC-USP), Alan Pedro da Silva (IC-UFAL - Instituto de Computação - Universidade Federal de Alagoas)), Evandro de Barros Costa (UFAL), Márcio de Medeiros Ribeiro (UFAL). |