Defesa de Qualificação de Tese de Doutorado de Tárcio Rodrigues Bezerra 07/02/2014 às 08:30hs

postado em 6 de fev de 2014 11:42 por Franklin de Souza Ramalho   [ 6 de fev de 2014 16:34 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Tárcio Rodrigues Bezerra
Título do trabalho:
Gerenciamento Dinâmico de Capacidades de TI dos Clientes de IT Outsourcing: Um estudo de casos na administração pública estadual.
Orientadores: Jacques P. Sauvé e J. Antão B. Moura

Data: 07/02/2014 (Sexta-feira)
Horário: 08:30hs
Local: Auditório do LSD

Banca examinadora: Mônica Ximenez Carneiro da Cunha (IFAL), José Neuman de Souza (UFC),  Raquel Lopes (UFCG) e Francisco Brasileiro (UFCG).

Resumo: Quando uma organização não possui os recursos e as capacidades de TI próprios para o provimento de todos os serviços de TI integrantes do seu portfólio e busca organizações externas capazes de suprir esta carência, está acontecendo uma Terceirização de Tecnologia da Informação (IT Outsourcing – ITO). ITO é bastante complexa e vem sendo estudada por pesquisadores e profissionais do mercado de TI há mais de duas décadas. As capacidades de TI das organizações contratantes são avaliadas em todas as etapas do ciclo de ITO, desde a decisão em terceirizar até a entrega dos serviços (fase de gestão do contrato e do relacionamento). Entretanto, ainda existem lacunas a serem preenchidas por ferramentas e modelos que auxiliem os gestores a gerenciar capacidades: quais desenvolver e/ou manter internas às suas organizações; em que magnitude ou quantidade; como tais capacidades se comportam numa complexa rede de interações entre as equipes interna e do fornecedor; e , vários outros fatores envolvidos no processo de terceirização ao longo do tempo. Esta pesquisa propõe um modelo baseado nos conceitos de capacidades dinâmicas e de gestão de benefícios para avaliar e gerenciar as capacidades de TI dos clientes de terceirização. empregadas ao longo do tempo. A capacidade de TI selecionada para nosso estudo é Monitoramento de Contratos, pois intermedia todas as interações entre clientes e fornecedores de ITO. Inclusive, esta é amplamente considerada pela literatura, uma capacidade essencial de TI. A capacidade correlacionada do lado provedor de ITO considerada em nosso trabalho é a Entrega de Serviços. Adotamos a Dinâmica de Sistemas como uma poderosa técnica para lidar com a complexidade inerente ao processo de terceirização, visando aperfeiçoar o entendimento dos problemas de gestão de contratos e gerar insights que podem aumentar a efetividade da gestão estratégica de sourcing e gestão de capacidades. Um ciclo inicial de validação foi fechado com a realização de um estudo de casos na Secretaria Estadual da Fazenda do estado de Alagoas. Os resultados iniciais foram animadores. Segundo os usuários da SEF, a utilidade do modelo é promissora nos segmentos de decisão em que a ferramenta se propõe a apoiar. As próximas etapas da nossa pesquisa investirão na evolução funcional do modelo proposto e no aumento de sua credibilidade junto aos usuários / tomadores de decisão.
Comments