Candidato: Tárcio Rodrigues Bezerra Título do trabalho: Gerenciamento Dinâmico de Capacidades de TI dos Clientes de IT Outsourcing: Um estudo de casos na administração pública estadual. Orientadores: Jacques P. Sauvé e J. Antão B. Moura Data: 07/02/2014 (Sexta-feira) Horário: 08:30hs Local: Auditório do LSD Banca examinadora: Mônica Ximenez Carneiro da Cunha (IFAL), José Neuman de Souza (UFC), Raquel Lopes (UFCG) e Francisco Brasileiro (UFCG). Resumo: Quando uma organização não possui os recursos e as capacidades de
TI próprios para o provimento de todos os serviços de TI integrantes do
seu portfólio e busca organizações externas capazes de suprir esta
carência, está acontecendo uma Terceirização de Tecnologia da Informação
(IT Outsourcing – ITO). ITO é bastante complexa e vem sendo estudada
por pesquisadores e profissionais do mercado de TI há mais de duas
décadas. As capacidades de TI das organizações contratantes são
avaliadas em todas as etapas do ciclo de ITO, desde a decisão em
terceirizar até a entrega dos serviços (fase de gestão do contrato e do
relacionamento). Entretanto, ainda existem lacunas a serem preenchidas
por ferramentas e modelos que auxiliem os gestores a gerenciar
capacidades: quais desenvolver e/ou manter internas às suas
organizações; em que magnitude ou quantidade; como tais capacidades se
comportam numa complexa rede de interações entre as equipes interna e do
fornecedor; e , vários outros fatores envolvidos no processo de
terceirização ao longo do tempo. Esta pesquisa propõe um modelo baseado
nos conceitos de capacidades dinâmicas e de gestão de benefícios para
avaliar e gerenciar as capacidades de TI dos clientes de terceirização.
empregadas ao longo do tempo.
A capacidade de TI selecionada para nosso estudo é Monitoramento de
Contratos, pois intermedia todas as interações entre clientes e
fornecedores de ITO. Inclusive, esta é amplamente considerada pela
literatura, uma capacidade essencial de TI. A capacidade correlacionada
do lado provedor de ITO considerada em nosso trabalho é a Entrega de
Serviços.
Adotamos a Dinâmica de Sistemas como uma poderosa técnica para lidar com
a complexidade inerente ao processo de terceirização, visando
aperfeiçoar o entendimento dos problemas de gestão de contratos e gerar
insights que podem aumentar a efetividade da gestão estratégica de
sourcing e gestão de capacidades.
Um ciclo inicial de validação foi fechado com a realização de um estudo
de casos na Secretaria Estadual da Fazenda do estado de Alagoas. Os
resultados iniciais foram animadores. Segundo os usuários da SEF, a
utilidade do modelo é promissora nos segmentos de decisão em que a
ferramenta se propõe a apoiar.
As próximas etapas da nossa pesquisa investirão na evolução funcional do
modelo proposto e no aumento de sua credibilidade junto aos usuários /
tomadores de decisão. |