Defesa de Tese de Doutorado N.º 39 - Tárcio Rodrigues Bezerra, em 21/08, às 14hs

postado em 3 de ago de 2015 12:54 por Franklin de Souza Ramalho   [ 3 de ago de 2015 12:55 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Tárcio Rodrigues Bezerra
Título do trabalho: Capturando a Dinâmica da Gestão do Suprimento de Capacidades Essenciais de Tecnologia da Informação para o Apoio a Decisões Orientadas a Riscos e Benefícios - Uma aplicação no contexto de organizações públicas no estado de Alagoas.
Orientador(es): J. Antão B. Moura e Jacques P. Sauvé.

Data: 21/08/2015
Horário: 14hs
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora: J. Antão B. Moura e Jacques P. Sauvé (orientadores), Mônica Ximenez Carneiro da Cunha (IFAL), José Neuman de Souza (UFC), Francisco Brasileiro (UFCG), Raquel Lopes (UFCG).

Resumo: A Tecnologia da Informação (TI) pode contribuir significativamente e ser usada como ferramenta para impulsionar o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Para favorecer a eficácia deste ambiente, é conveniente que a área de TI defina e disponibilize um portfólio de serviços alinhado aos objetivos organizacionais. Implantar e manter tal portfólio envolve a mobilização de recursos e capacidades e é importante definir uma estratégia de provimento (sourcing) que seja compensadora em termos de resultados para os negócios. Quando uma organização não possui os recursos e as capacidades de TI próprios, em quantidade e/ou qualidade suficiente para o provimento de todos os serviços de TI integrantes  do seu portfólio, ela pode buscar organizações externas capazes de suprir esta carência. Tal prática é conhecida como terceirização de TI, ou Information Technology Outsourcing – ITO. No contexto das organizações públicas brasileiras, é observado um alto grau de terceirização de TI, sem a devida análise dos benefícios e dos riscos envolvidos ou sem o alinhamento desta iniciativa com os objetivos organizacionais. Este trabalho faz a suposição de que uma das causas de tal problema é a deficiência no entendimento, por parte dos tomadores de decisão, da complexa rede de interações não lineares, sujeitas a feedbacks e atrasos de diversas magnitudes, existente entre a gestão de capacidades próprias de TI, de sourcing e de benefícios. No intuito de preencher esta lacuna no conhecimento organizacional, o objetivo desta pesquisa foi o de analisar a dinâmica complexa do emprego de capacidades essenciais de TI e da interação destas com as capacidades de fornecedores durante a execução de contratos de terceirização, com o propósito de subsidiar decisões que favoreçam o alcance dos resultados pretendidos pela adoção de ITO. Para isto, um modelo de simulação baseado na dinâmica de sistemas, batizado de ITO-CapSim, foi desenvolvido e validado através de estudos de casos em duas organizações públicas da esfera estadual em Alagoas. No processo de validação, o modelo foi utilizado para analisar diferentes políticas de sourcing e riscos inerentes à adoção de ITO, envolvendo as capacidades essenciais de TI Monitoramento de Contratos e Entrega de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas. A eficácia do ITO-CapSim foi avaliada pelos gestores das organizações pesquisadas através de questionários e entrevistas. Após análise quantitativa e qualitativa das respostas obtidas, os resultados sinalizaram que o uso do ITO-CapSim como ferramenta de aprendizado organizacional aperfeiçoou o entendimento dos decisores sobre a complexidade inerente à gestão estratégica de sourcing de capacidades essenciais de TI, gerando insights que podem resultar em um processo mais bem sucedido de ITO.
Comments