Equipe da UFCG conquista medalha de ouro na Maratona de Programação da SBC 2014 e disputará a mundial

Data de postagem: Nov 17, 2014 8:43:34 PM

Alunos da UFCG se destacaram na Maratona de Programação, competição anualmente realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A sua última edição ocorreu no dia 8/11/2014 em Fortaleza (CE). 

 

Rafael Perrella, Lucas de Matos e Manoel Urbano

A equipe “Manoel borboleta e miguxos” formada pelos alunos de graduação Lucas de Matos, Manoel Urbano e Rafael Perrella do curso de Ciência da Computação da UFCG conquistou a medalha de ouro na maratona da SBC. A equipe resolveu 8 dos 11 problemas obtendo o 2o lugar na classificação geral do Brasil e 5o na América Latina. Em 2014, a Maratona de Programação da SBC contou com a participação de cerca de 650 equipes de várias universidades de todo o país, e mais de 1.000 equipes em toda a América Latina. A equipe da UFCG irá novamente  disputar a fase mundial da competição (ACM ICPC World Finals) que ocorrerá em Marrakech no Marrocos entre os dias 16 e 21 de Maio de 2015. A fase mundial da competição geralmente conta com 1% dos melhores times e universidades do mundo.

A Maratona de Programação da SBC é a maior competição nacional de programação para alunos da graduação até o primeiro ano do mestrado. Em edições anteriores, a UFCG conquistou uma medalha de ouro (2011), e uma medalha de bronze (2013). A UFCG disputou duas vezes a fase mundial da competição (ACM ICPC World Finals): na Polônia quando foi campeã latino americana em 2012, e na Rússia em 2014.

Este é mais um resultado importante obtido pelo projeto olímpico organizado pelo curso de Ciência da Computação da UFCG e coordenado pelo Prof. Rohit Gheyi. Anteriormente, os alunos da UFCG conquistaram: