Estudante da UFCG na final da Student Research Competition da ACM

Data de postagem: May 24, 2010 12:50:43 PM

O trabalho de pesquisa de Diego Tavares Cavalcanti, aluno do curso de Ciência da Computação da UFCG, ficou entre os 3 finalistas mundiais na ACM Student Research Competition. Em junho, Diego e seu orientador, o professor Rohit Gheyi do Departamento de Computação da UFCG, irão aos Estados Unidos para representar o Brasil e receber o prêmio no prestigiado ACM Awards Banquet (Banquete Anual de Premiação da ACM).

Sobre a Competição da ACM

A ACM Student Research Competition é uma competição de trabalhos de estudantes de computação do mundo inteiro patrocinada pela ACM (Association for Computing Machinery), maior sociedade mundial de profissionais e cientistas da computação e pela Microsoft Research, braço de pesquisa da empresa que dispensa maiores apresentações.

Na competição concorrem estudantes de graduação e de pós-graduação do mundo inteiro. Inicialmente, cada estudante compete na área específica de seu tema de pesquisa. Às semi-finais, chegaram mais de 200 trabalhos. Ao final, os melhores trabalhos de cada área competem entre si na grande final (ACM Student Research Competition Grand Finals). A premiação ocorre sempre no prestigiadíssimo ACM Awards Banquet, na presença dos principais cientistas da computação do mundo. Nesse mesmo evento de gala, é conferido o Turing Award conhecido, pela comunidade de computação, como o "prêmio Nobel da computação".

O Brasil na Grande Final

Em 2009, Diego e o professor Rohit enviaram o trabalho intitulado "Improving Safety when Refactoring Aspect-Oriented Programs" para concorrer na competição mundial de pesquisas de estudantes de graduação na área de linguagens de programação no OOPSLA, em Orlando, Estados Unidos. O trabalho recebeu o prêmio principal, alcançando o primeiro lugar entre os trabalhos apresentados na área. Essa conquista classificou o trabalho para ir à grande final da ACM, em que disputam os 15 melhores trabalhos de diversas áreas da computação. Neste ano, os demais trabalhos na grande final vieram dos Estados Unidos, da Irlanda, da Alemanha e do Japão. Foi nessa competição mundial que o trabalho de Diego foi escolhido entre os 3 melhores. Este é o melhor desempenho de um brasileiro até hoje na competição. O resultado final, contudo, só será anunciado no banquete de premiação da ACM.

O banquete e a premiação ocorrerão no dia 26 de junho deste ano. Logo, teremos mais do que a copa para torcer em junho deste ano.

Parabéns e sucesso aos dois!!!