Antecipação de Estudos

Este procedimento é regulamentado pela portaria 06 de 2010.

Se você está no último período do curso e tem poucos créditos a pagar, poderá solicitar antecipação de estudos. A antecipação de estudos consiste em executar as atividades referentes a um semestre de forma acelerada, para permitir a colação de grau antecipada.

Isso só é possível, contudo, mediante solicitação formal à coordenação de curso e com anuência da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação. Para isso, o processo deverá conter os seguintes dados e documentos.

Como proceder?

A melhor forma de encaminhar o process é você contactar a coordenação e cada um dos professores envolvidos, antes de fazer o pedido. A coordenação irá lhe informar se o pedido tem chances de ser aceito. Junto aos professores, você deverá coletar os documentos indicados nos itens 2 e 3 acima para montar o processo inicial. O processo deve ser registrado no Protocolo Geral (no prédio da Reitoria) e encaminhado à coordenação de curso ANTES DO INÍCIO DAS ATIVIDADES da disciplina (preferencialmente, antes das matrículas).

Importante: o efetivo início das atividades depende 1) da concordância dos professores por escrito, 2) da autorização por parte da coordenação de curso, e 3) da anuência da PRE. Somente depois que isso seja formalizado como resposta ao processo, os professores das disciplinas serão contactados para dar início à execução do plano.