Equipe de alunos de Computação da UFCG consegue medalha de ouro na maratona de programação brasileira

Data de postagem: Nov 07, 2011 12:46:55 PM

Uma equipe composta por três estudantes (Felipe Abella, Diogo Anderson e Phyllipe César) do curso de Ciência da Computação da UFCG e treinada pelo Prof. Rohit Gheyi, do Departamento de Sistemas e Computação (DSC), alcançou,

Confira o resultado final 

http://maratona.ime.usp.br/resultados11/

Foto do time campeão

neste sábado (5/11), mais um feito extraordinário e histórico: conquistaram medalha de OURO na fase brasileira da competição ACM/ICPC (International Collegiate Programming Contest patrocinada pela IBM). Este é simplesmente o mais prestigiado torneio de programação de computadores do mundo, para se ter uma idéia, em 2010, foram mais de 24 mil inscritos de 2070 universidades em 88 países. Cerca de 100 times participaram da fase mundial.

A fase brasileira da competição possui 2 fases. Na primeira fase, participaram mais de 500 equipes, das quais as 50 melhores se classificaram para a segunda fase, que ocorreu em Goiânia. Nesta fase, a equipe da UFCG, denominada "Modus Ponens Malditus", resolveu sete dos onze problemas dados pela organização durante cinco horas ininterruptas, ficando no 3º lugar geral, o que lhes rendeu a medalha de ouro e a classificação para representar o Brasil na fase mundial da competição da ACM/ICPC, que será realizada entre os dias 14 e 18 de Maio de 2012 em Varsóvia na Polônia (http://cm.baylor.edu/welcome.icpc). É a primeira vez na história que um time paraibano irá representar o Brasil na fase mundial da competição.

   http://twitter.com/#!/olimp_pb/media/slideshow?url=pic.twitter.com%2FJSFJLpmzVídeo da cerimônia de premiaçãohttp://yfrog.com/2qt1azEste resultado é mais um fruto do trabalho realizado pelo Departamento de Sistemas e Computação da UFCG, que desde 2008 organiza anualmente a Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) para estudantes dos níveis fundamental, médio e superior (http://www.dsc.ufcg.edu.br/~opi/).

Para termos estes resultados, o apoio da reitoria da UFCG não só tem viabilizado a organização dos torneios locais como também a participação dos alunos nos locais de prova. Estas ações mostram o comprometimento da universidade com iniciativas diferenciadas de ensino e extensão.