N-ésimo encontro do PBJUG

Data de postagem: Jun 29, 2011 12:40:58 PM

Como perdemos as contas em relação a quantidade de encontros do PBJug, vamos promover nosso N-ésimo encontro, aproveitando o lançamento do Java 7.

O encontro contará com a participação de seis palestrantes que apresentarão temas ligados a desenvolvimento de software. Entre os palestrantes teremos Roger Brinkley, evangelista da Oracle, que apresentará as novidades do Java 7.

Divulgue! Participe!

Palestras

Tema da palestra: JDK 7 

Palestra em inglês! Leve um rádio!(mais info em breve)

Roger Brinkley - evangelista Java e líder para as comunidades Embedded e Mobile na Oracle. Integra a equipe de evangelismo do Grupo Plataforma Java, era membro do Grupo Open Source da Sun e serve como Track Lead para o Comitê do Projeto JavaOne. Tem mais de 30 anos de experiência na indústria, com mais de 16 anos na Sun e Oracle. É palestrante frequente em conferências técnicas ao redor do mundo e hospeda o Podcast semanal Java Spotlight.

Além do Java: Scala, Clojure e JRuby no futuro da JVM 

Pra muitos a linguagem Java já é antiquada frente a nova leva de linguagens de programação, mas isso não quer dizer que a plataforma Java está com os seus dias contados. Várias novas linguagens de programação estão surgindo para a Java Virtual Machine e prometem oferecer mais produtividade e facilidades sem sair do conforto do Java e herdando todo o código Java que você já produziu. Conheça essas novas linguagens e o que elas tem pra oferecer pro seu futuro como desenvolvedor Java.

Maurício Linhares (@mauriciojr) é desenvolvedor na OfficeDrop, uma empresa americana especializada em gestão de documentos, professor na Faculdade iDez e consultor independente. Especializado no desenvolvimento em aplicações web em Ruby e Java, aplicações móveis para iOS e Mac, reencontrou o seu amor ao Java programando em Scala e JRuby. Está atualmente envolvido no desenvolvimento dos sistemas de backend na OfficeDrop utilizando Java, Scala e Ruby.

Combinando Frameworks Javascript com VRaptor, uma abordagem prática 

Demonstração de padrões, técnicas e melhores práticas para utilização de Frameworks e Libraries Javascript com VRaptor, desde engines de templates a Widgets ricos, passando por MVC no lado cliente. Analisaremos alguns Cases e situações.

Christiano Milfont (@cmilfont) é coordenador dos grupos XPCE, GURUCE, CEARAJS e JAVACE, programador, palestrante, “evangilista” (evangelista ágil), blogger, ex-colunista da revista Java Magazine, líder da Milfont Consulting, tem mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de software, uma década com Java, alguns pouco anos com Ruby/Rails, maluco por Javascript, organizou os eventos Maré de Agilidade Fortaleza 2009/2010 e BrazilJS, é atleta e headbanger.

Scala: Programação Funcional e Concorrente na JVM 

Esta palestra apresenta Scala, uma linguagem de programação que reúne e integra características de programação funcional, orientada a objetos e programação concorrente. Scala executa na máquina virtual Java, tendo fácil interoperabilidade com bibliotecas e programas existentes na plataforma. A palestra é voltada para programadores Java e tem como principais focos as características funcionais da linguagem Scala e suas bibliotecas para programação concorrente utilizando o modelo de atores.

Andrei de Araújo Formiga (@andreiformiga)é formado em Engenharia Elétrica pela UFCG e tem mestrado e doutorado pela UFPE. Atualmente, é professor da Universidade Federal da Paraíba, atuando na graduação nos cursos de Licenciatura em Ciências da Computação e Sistemas de Informação do Campus IV, e no PPGI - Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPB - Campus I. Suas áreas de interesse e atuação incluem Linguagens de Programação, Desenvolvimento de Jogos e Inteligência Artificial.

Show me the money!!! 1.0: Precificando software 

Ok. Até aqui vimos muito de Java, Clojures, Scala, Java Script, VRaptor, JRuby, etc. etc. etc. E agora? Quanta grana essas tecnologias bacanas farão entrar no seu bolso? Nesta palestra tentaremos lhe ajudar a pensar sobre custos e modelos de negócios usados na venda de software. Quanto custa e qual é o preço do software que você produz?

Rodrigo Rebouças (@rodrigor) é professor da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. Professor há 13 anos, pesquisador na área de gerência de serviços de TI orientada a negócios há 5 anos, onde colaborou com mais de 10 multinacionais da área de TI. Trabalhou como Arquiteto de Software na Dataprev. Estagiou como pesquisador no projeto Bottom Line no HP Labs em Palo Alto, CA, EUA. Trabalha com projeto de sistemas orientados a objeto há mais de 10 anos. Bebedor de café.

O futuro do Android 

O robozinho da Google veio para ficar. Chegou em 2008 com um concorrente para o iPhone 3G, o Android G1, para então se tornar a plataforma móvel mais vendida no mundo. Destronou ninguém menos que o Symbian, plataforna que reinou nos dispositivos móveis por uma década. Atualmente com o Gingerbread para smartphones e o Honeycomb para tablets, o robô não dá sinais de estagnação. Pelo contrário: o futuro é promissor com o recente anúncio do Ice Cream Sandwich (versão do Android que promete unificar as duas vertentes), a evolução do Android Market (agora com filmes e também na Google TV), o Android@Home (framework de automação residencial) e o Google Wallet (sistema de pagamentos com tecnologia NFC).

Erisvaldo Júnior (@erisvaldojunior) é diretor Executivo da Yupi Studios (startup voltada para o desenvolvimento de conteúdo criativo para dispositivos móveis); Mestrando em Informática e Pesquisador no Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD / UFPB); Analista de Sistemas na Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap); Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação em Mobilidade da FATEC e iDEZ.