Matrícula

A matrícula nos cursos de mestrado e doutorado do PPGCC/UFCG é semestral.

O site do programa contém informações sobre calendário acadêmico e horário das aulas de cada semestre letivo.

ALUNOS NOVATOS

Os alunos novatos (mestrado e doutorado) podem ingressar no programa no primeiro ou no segundo semestre letivo

A matrícula para os alunos novatos será realizada via sistema SEI (mestrado e doutorado). Caso ainda não tenha acesso ao sistema, será necessário criar um usuário externo, siga as instruções da página. Após obter a liberação de acesso, o aluno deve logar no sistema e criar um processo do tipo Pós-Graduação: Solicitação de Matrícula em Disciplina, ao processo deve-se anexar: i) formulário de matrícula (disponível aqui). Este formulário deve ser assinado pelo orientador do aluno; ii) cópia  do Certificado ou Diploma de conclusão do curso de graduação (ver parágrafo 2o do Art. 18 da Resolução 04/2016); iii) comprovantes de que está em dia com as obrigações eleitorais e militares (este último apenas para homens). 

Ao final, o processo deve ser encaminhado a COPIN-PRPG.

Para os novatos do doutorado, é ainda importante observar o Art. 17 da Resolução 04/2016:

Parágrafo único. Não será permitido ao aluno matricular-se em um curso do Programa, quando já estiver matriculado em qualquer curso no mesmo Programa, salvo os casos de mudança de nível, como previsto no Art. 34 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFCG. 

Algumas outras informações relevantes podem ser obtidas nesta apresentação de Boas-Vindas aos Novatos.

ALUNOS VETERANOS

Para o caso dos veteranos, a matrícula é feita diretamente pelos alunos via webpos (http://webpos.lsd.ufcg.edu.br). Os orientadores deverão confirmar as matrículas, também pelo sistema.

É importante observar que, é critério para a defesa do trabalho final de mestrado/doutorado que o aluno esteja regularmente matriculado no programa. Então, se a sua defesa está marcada para uma data posterior ao período de matrícula, você deve realizar a matrícula para, assim, proceder com a defesa.

ALUNOS ESPECIAIS

O PPGCC/UFCG permite matrículas em disciplinas como aluno especial.

Dentro do prazo estabelecido no calendário, o interessado deve enviar solicitação a COPIN-PRPG, via SEI (caso não tenha acesso, deve se cadastrar como usuário externo) anexando os seguintes documentos e informações: 

• Histórico Escolar; 

• Diploma da graduação ou declaração atestando que cursou um mínimo de 80% dos créditos da graduação; 

• Lista com as disciplinas solicitadas e respectivos períodos; 

• E-mail para contato.

Veja orientações gerais aqui.

Ainda tenho dúvidas, como fazer?