Estágios

Os processos SEI relacionados ao Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Ciência da Computação devem ser direcionados para a unidade CE-UASC-CEEI.

As informações abaixo são destinadas aos alunos do novo curso (PPC 2017).

Se você está vinculado ao curso antigo (PPC 1999), acesse este link.

O que devo ler para ter informações detalhadas sobre o Estágio?

A Resolução 01/2020 (link) é o que regulamenta o Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Ciência da Computação.

Qual a grande diferença entre o estágio no curso antigo e no novo curso?

No Curso antigo (PPC 1999) o Estágio era um componente curricular (disciplina) optativo de 10 créditos e tinha como pré-requisito a disciplina de Engenharia de Software. No Novo Curso (PPC 2017) o estágio não é mais uma disciplina. O tempo dedicado a essa atividade será contabilizado como Atividades Complementares conforme resolução específica.

Com quem se informar, caso necessário?

Profa. Lívia Campos

Coordenadora de estágios da UASC

livia@computacao...

Quais são os pré-requisitos para realizar estágio?

Veja nesta página mantida pela PRE outras possíveis restrições que podem impactar a realização do seu estágio.

Quando posso iniciar o estágio? Qual a carga horária mínima?

Os estágios podem começar e terminar a qualquer momento (isto é, não depende do calendário acadêmico). A carga horária mínima é de 300 horas. Além disso, para que a atividade seja considerada para o aproveitamento de atividades complementares é necessário que o estágio tenha duração de pelo menos 4 meses.

Onde poderei realizar um estágio?

O estágio pode ser realizado em instituições públicas ou privadas. Os alunos interessados em fazer estágio devem procurar por oportunidades divulgadas por instituições conveniadas (ou elegíveis para convênio) com antecedência. Veja aqui a lista de empresas e instituições conveniadas.

Se a empresa/instituição não for conveniada, o convênio pode ser solicitado. O aluno pode intermediar este processo, bastando solicitar que a empresa entre em contato por email com o coordenador de estágios da UASC para que este possa passar as instruções para celebração do convênio.

A empresa deverá preencher um formulário, anexar alguns documentos (veja informações aqui) e encaminhá-los ao coordenador de estágios da UASC para que este solicite a celebração do convênio junto à PRE, através de processo administrativo eletrônico.

Como posso conseguir um estágio?

Você deve ficar atento às oportunidades divulgadas pelas próprias instituições e participar dos processos seletivos oferecidos por elas.

Posso aproveitar uma participação em Projeto de P&D como um estágio, assim como era feita no curso antigo?

Não. Como o estágio antes era uma disciplina, havia esse interesse por parte dos alunos, de forma a contabilizar 10 créditos optativos (de disciplinas) em seu histórico. Isso acontecia utilizando o interveniente financeiro do projeto (Fundação PaqTcPb) como um concedente do estágio. Hoje isso não faz mais sentido, visto que tanto as participações em projetos quanto os estágios são regulados como formas de aproveitar créditos de atividades complementares (não de disciplinas). Portanto, caso você pretenda participar de um projeto de P&D (ou tenha participado), utilize as documentações comprobatórias para aproveitar créditos em atividades complementares.

Benefícios do Estágio

Além de ser de muita importância para a formação profissional, o tempo dedicado ao Estágio é contabilizado, de acordo com a regulamentação específica concebida pelo colegiado, como créditos de atividades complementares.

Consegui uma instituição para realizar estágio. E agora, qual o procedimento para formalizar o estágio junto à UFCG ?

Verifique mais uma vez se você atende aos pré-requisitos.

Verifique se a instituição onde o estágio será realizado dispõe de um funcionário para ser seu supervisor técnico. Isto é um requisito mandatório. Esse funcionário deve ter formação em computação, tecnologia da informação, ou áreas afins; ou deve ter experiência comprovada na área. Em alguns casos o coordenador de estágios da UASC poderá solicitar o Curriculum Vitae do supervisor, juntamente com documentação comprobatória acerca da experiência.

Em seguida, escolha algum(a) professor(a) da UASC para ser seu(ua) orientador(a). O orientador será responsável por ajudá-lo a definir o plano de trabalho, a escrever seu relatório de atividades e também irá atual como seu avaliador.

Elabore o plano de atividades juntamente com seu supervisor (e seguindo os aconselhamentos do orientador).

É necessário que o(a) aluno(a) submeta o plano de estágio para aprovação do seu orientador de estágio. Isso deve ser feito via controle acadêmico, seguindo os seguintes passos:

1. Encontre a seção de Estágios.

2. Preencha o plano de atividades de estágio (prestar atenção na carga horária total que deve ser igual ou superior a 300 horas). O estágio não deve ter duração superior a 6 (seis) meses.

    I. Escolha uma concedente cadastrada digitando seu CNPJ no campo adequado.

    II. Indique que o estágio é não obrigatório.

    III. Preencha os campos necessários. Caso o estágio seja realizado em Campina Grande, mas vinculado a uma empresa cuja sede seja em outra cidade, indique no campo "SETOR DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO" o endereço onde será realizado o estágio em Campina Grande. Caso o estágio seja realizado em regime de trabalho remoto, indique no campo "SETOR DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO" o seguinte: Estágio em ambiente remoto à empresa com atividades a serem realizadas no em regime de Home Office.

    IV. Indique o orientador de estágio.

    V. Envie o plano de Estágio para o seu orientador.

3. O orientador deve aceitar o plano no controle acadêmico online.

4. Após a aprovação pelo orientador, a Coordenação Geral de Estágios da UFCG vai emitir o Termo e enviar para o seu email. O coordenador atual é o Prof. Jair Stefanini Pereira de Ataíde (PRE/UFCG).

5. Após a aprovação do plano pela PRE (no controle acadêmico), você deve assinar o documento e coletar também as assinaturas do representante da empresa e do orientador. Assim, poderá solicitar a assinatura do termo pelo representante da UFCG (PRE).

Atenção: antes do Coordenador Geral de Estágios (PRE) assinar, o coordenador de estágio da UASC deverá emitir uma certidão atestando que o aluno está habilitado a fazer o estágio (essa certidão só será emitida se o aluno atender aos pré-requisitos descritos mais acima nesta página). Caso contrário, o coordenador geral (PRE) irá se recusar a assinar.

Para solicitar esta certidão, envie um email ao coordenador de estágios da UASC com seu histórico e com o plano de estágio submetido no controle acadêmico e aprovado pelo orientador.

De posse dessa versão que estará faltando apenas a assinatura por parte do representante da UFCG você deve abrir um processo no sistema SEI! requisitando a assinatura do seu termo e anexando o documento com as assinaturas. Ao criar o processo envie o número do mesmo por e-mail para o Coordenador de Estágio da UASC para que seja realizado o encaminhamento para a PRE (o processo só será encaminhado caso você atenda a todos os pré-requisitos)

Ficou definido pela Coordenação Geral de Estágio que as segundas, terças e quartas são destinadas à entrega do termo de compromisso na PRE e o recebimento individual por parte dos alunos será nas quintas e sextas.

IMPORTANTE: Entre o início do estágio e a assinatura do termo de compromisso é permitida uma tolerância de 20 dias corridos.

6. Solicite ao coordenador geral de estágios (PRE) que seja enviada uma cópia digital do termo para você.

7. Preencha este formulário com os dados do seu estágio. Esse preenchimento é essencial para que a UASC possa acompanhar e avaliar seu estágio. Durante o preenchimento, será solicitado o upload do termo de compromisso assinado.

8. Envie um email ao coordenador de estágios da UASC confirmando a finalização deste processo.

No caso de renovação de estágio como proceder?

Consideramos renovação como sendo um novo período de estágio junto à mesma concedente. Nesse caso, os passos para registro de estágio são os mesmos como descrito no item acima "Consegui uma instituição para realizar estágio. E agora, qual o procedimento para formalizar o estágio junto à UFCG ?" acrescentando-se um relatório parcial ao processo no sistema SEI. Um modelo simples para o relatório parcial pode ser encontra neste link.

O que fazer após a conclusão do estágio? Como serei avaliado? Como poderei aproveitar os créditos das atividades complementares?

Em linhas gerais:

1. No dia da conclusão do estágio, você deve enviar um e-mail comunicando ao coordenador de estágio da UASC se seu estágio foi concluído com sucesso;

2. Você receberá uma resposta de confirmação, contendo informações detalhadas sobre o procedimento de conclusão de estágio que envolve: escrita e aprovação do relatório pelo orientador, avaliação do estágio pelo supervisor técnico (empresa) e sua auto-avaliação. Após essas etapas, o aluno irá iniciar um processo no SEI solicitando o certificado de conclusão. Idealmente, essas etapas devem ser finalizadas em até 15 dias após a conclusão do estágio!

3. Ao ser notificada sobre o processo SEI de conclusão de estágio do aluno, a coordenação de estágio da UASC irá iniciar a etapa de avaliação do relatório por um outro professor da UASC.

Apenas se não houver consenso em relação à aprovação do estágio, uma defesa oral será convocada perante uma banca examinadora formada pelo coordenador de estágios, pelo professor examinador e pelo orientador.

Observe que o estágio poderá ser aprovado sem apresentação oral, portanto, um relatório bem escrito é fundamental para se obter um bom resultado. Nós compilamos algumas dicas de como escrever um bom relatório final.

4. Após a conclusão do processo de avaliação (que deve durar aproximadamente 30 dias), caso aprovado, você receberá um certificado de conclusão do estágio, que poderá ser usado para solicitar dispensa dos créditos em atividades complementares.

Onde encontro mais informações sobre estágios?

Recomendamos a leitura da Resolução de estágios da UFCG, como também, do Manual de Estágio da UFCG a todos os alunos interessados em realizar estágio. Este documento descreve, dentre outras coisas, os direitos e deveres das partes envolvidas.

Recomendamos ainda leitura da Lei de Estágio - 11.788/2008