Graduação‎ > ‎

Estágios

As informações abaixo são destinadas aos alunos do curso antigo (PPC 1999).

Se você está vinculado ao novo curso (PPC 2017), acesse este link.



Quem pode fazer?

O pré-requisito é ter cursado a disciplina Engenharia de Software.


Quando posso iniciar o estágio? Qual a carga horária mínima?

Para realizar estágio, o aluno deve estar matriculado na disciplina Estágio Integrado (10 créditos) ou, caso seja o segundo estágio, na disciplina TECC Estágio Integrado II (4 créditos). As matrículas em estágio podem acontecer a qualquer momento (não apenas durante o período de matrículas. Porém, recomendamos que, sempre que possível, os alunos planejem para se matricularem durante o período normal de matrículas.

Um detalhe importante é que o aluno não pode exceder o limite máximo de créditos a se matricular (28 créditos, ou 32 para os concluintes).

A carga horária mínima é de 300 horas.


Onde poderei realizar um estágio?

O estágio pode ser realizado em instituições públicas ou privadas. Os alunos interessados em fazer estágio devem procurar por oportunidades divulgadas por instituições conveniadas (ou elegíveis para convênio) com antecedência. Veja aqui a lista de empresas e instituições conveniadas.

Se a empresa / instituição não for conveniada, o convênio pode ser solicitado. O aluno pode intermediar este processo, bastando solicitar que a empresa entre em contato por email com o coordenador de estágios da UASC para que este possa passar as instruções para celebração do convênio.

A empresa deverá preencher um formulário, anexar alguns documentos (veja informações aqui) e encaminhá-los ao coordenador de estágios da UASC para que este solicite a celebração do convênio junto à PRE, através de processo administrativo eletrônico.


Como conseguir um estágio?

Você deve ficar atento às oportunidades divulgadas pelas próprias instituições e participar dos processos seletivos oferecidos por eles.


Consegui uma instituição para realizar estágio. E agora, qual o procedimento para formalizar o estágio junto à UFCG ?

O procedimento para formalizar o estágio inicia com a matrícula na disciplina. O pré-requisito é ter cursado a disciplina Engenharia de Software. Além disso, a carga horária máxima (soma da carga horária das disciplinas e do estágio) não deve exceder 40 horas por semana. Veja nesta página mantida pela PRE outras possíveis restrições que podem impactar a realização do seu estágio.

A matrícula pode ser feita online ou presencialmente na coordenação do curso.

Se a matrícula online não estiver disponível, o aluno deve fazer a solicitação de matrícula via processo administrativo encaminhado ao coordenador do curso. Para isto, preencha o formulário
"Matrícula em Disciplinas (Estágio)" e entregue-o no protocolo geral (prédio da reitoria). O aluno deve monitorar o andamento do processo consultando o controle acadêmico e a coordenação do curso.

Uma vez matriculado, é necessário que o(a) aluno(a) submeta o plano de estágio para aprovação do seu orientador de estágio (que deve ser um professor da UASC com quem você deve ter conversado sobre isso antes). Isso deve ser feito via controle acadêmico, seguindo os seguintes passos:

1. Encontre a seção de Estágios.

2. Preencha o plano de atividades de estágio (prestar atenção na carga horária total que deve ser igual ou superior a 300 horas).

    I. Escolha uma concedente cadastrada digitando seu CNPJ no campo adequado.

    II. Indique que o estágio é obrigatório (mesmo sem ser)

    III. Preencha os campos necessários.

    IV. Indique o orientador de estágio.

    V. Indique a disciplina que está associada ao estágio: 1411203 ESTÁGIO INTEGRADO ou 1411279 TECC(ESTAGIO INTEGRADO II).

    VI. Envie o plano de Estágio para o seu orientador.

3. O orientador deve aceitar o plano no controle acadêmico online.

4. O coordenador geral de estágios da UFCG deve aceitar o plano no controle acadêmico.
O coordenador atual é o Prof. Manassés (PRE/UFCG).

5. Após a aprovação do plano, imprima duas vias do termo de compromisso (em frente-e-verso para economizar papel) e colha as assinaturas. Uma das vias deve ficar com a concedente do estágio (empresa/instituição) e a outra com o representante legal da UFCG (o Coordenador Geral de Estágios - PRE/UFCG).  A assinatura da UFCG  deve ser a última. Além de assinar, ele registrará no sistema, de forma que o termo seja finalmente celebrado (ou seja, o estágio será validado).

6. Solicite ao coordenador geral de estágios que seja enviada uma cópia digital do termo ao coordenador de estágios da UASC (veja no início desta página) e uma para você.

7. Envie um email ao coordenador de estágios da UASC* confirmando a finalização deste processo e que solicitou a PRE o envio da cópia do termo assinado (prazo de 1 semana após a geração do termo).


O que fazer após a conclusão do estágio? Como serei avaliado?

Quando estiver próximo do final do período, o coordenador de estágios da UASC enviará um email para o grupo dos estagiários informando a agenda do processo de avaliação. Caso você esteja realizando estágio e não esteja registrado no grupo de emails, solicite com máxima urgência para não perder informações importantes sobre o estágio.

Caso seu estágio termine mais cedo, antes de iniciar o processo de avaliação dos demais alunos matriculados, siga este procedimento:

1. No dia da conclusão do estágio, você deve enviar um e-mail comunicando ao coordenador de estágio da UASC se seu estágio foi concluído com sucesso;

2. Você receberá uma resposta de confirmação, contendo um link para acesso ao formulário de auto-avaliação e upload do relatório final de estágio. Você deve entregar seu relatório em até 15 dias após a conclusão do estágio!

3. Após o envio do relatório, o coordenador de estágios solicitará a sua avaliação pelo seu supervisor técnico (da empresa), pelo professor orientador e por um outro professor da UASC.

Apenas se a nota obtida nesta fase do processo de avaliação for inferior a 7,0, uma defesa oral será convocada perante uma banca examinadora formada pelo coordenador de estágios, pelo professor examinador e pelo orientador. Esta defesa terá efeito de prova final.

Observe que o estágio poderá ser aprovado sem apresentação oral, portanto, um relatório bem escrito é fundamental para se obter um bom resultado.


Onde encontro mais informações sobre estágios?


Recomendamos a leitura do Manual de Estágio da UFCG a todos os alunos interessados em realizar estágio. Este documento descreve, dentre outras coisas, os direitos e deveres das partes envolvidas.

Recomendamos ainda leitura da Lei de Estágio - 11.788/2008


Quem é o coordenador de estágios da UASC?

Prof. Cláudio Campelo

Caso precise de mais informações sobre estágios, envie um email para:

campelo@computacao...