Projeto ePol é lançado com solenidade em Brasília

postado em 25 de out de 2016 05:23 por Cláudio Campelo   [ 25 de out de 2016 05:28 atualizado‎(s)‎ ]
Ocorreu em Brasília no dia 21/10/2016 a solenidade de lançamento oficial do ePol (Sistema de Apoio à Investigação de Polícia Judiciária), software desenvolvido pelo SPLab/UFCG para apoiar as investigações da Polícia Federal. Na solenidade discursaram o Corregedor Geral da PF, Dr. Roberto Cordeiro, o Diretor Geral da PF, Dr. Leandro Daiello e o Ministro da Justiça, Dr. Alexandre Moraes, além do Coordenador do Projeto na UFCG, o professor Dalton Serey.
Além da óbvia economia em papel (14 milhões de folha por ano) e da celeridade que será dada aos processos, o sistema permitirá acima de tudo integrar e cruzar os dados da Polícia Federal dos diversos estados, bem como os de outros atores do sistema judiciário, tais como o Ministério Público e a própria Justiça. Também permitirá integrar outras instituições que atuam em cooperação com a PF. A instalação do sistema está em plena expansão e já se encontra em operação na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Brasília. Contudo, já foram treinados no seu uso os policiais e servidores de vários outros estados do Brasil. A equipe estima que até o primeiro semestre de 2017, a totalidade dos estados do Brasil já o esteja utilizando.

O ePol foi projetado e desenvolvido no SPLab/DSC/UFCG em cooperação com a PF. Além do desenvolvimento do software em si, o projeto também deu apoio à pesquisa e à formação de profissionais, totalizando mais de 50 estudantes apoiados ao longo dos últimos 5 anos, dentre graduados, mestres e doutores. O projeto foi coordenado pelos professores Dalton Serey e Franklin Ramalho, do DSC/UFCG, mas teve a participação de diversos outros professores, bem como de estudantes de pós-graduação e de graduação.

Fotos da solenidade: http://bit.ly/lancamento_epol
Comments