Exame de Qualificação e Defesas de Dissertação e Tese

Agenda de Defesas e Exames de Qualificação

postado em 7 de abr de 2017 14:23 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG   [ 7 de abr de 2017 14:37 atualizado‎(s)‎ ]

As Defesas de Trabalho Final e Exame de Qualificação do PPGCC serão exibidas a partir de abril de 2017 através da Agenda de Eventos.

Defesa de Dissertação de Mestrado de Filipe Neves Cavalcante

postado em 14 de fev de 2017 15:09 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Filipe Neves Cavalcante

Título do Trabalho: Listas usadas como conjuntos: um estudo através de ferramenta de reescrita

Orientador(es): 

Adalberto Cajueiro

Tiago Massoni

 

Data: 03/03/2017

Horário: 02:00:00

Local: Auditório do CEEI

 

Resumo: Java Collections Framework (JCF) oferece um conjunto de Tipos Abstratos de Dados na lin- guagem Java, sendo seu principal framework. JCF é composto por várias classes e interfaces que são utilizadas para armazenar e manipular outros elementos, cada uma com característi- cas específicas para serem utilizados em determinadas situações, tornando-o um framework poderoso e bastante aplicável. Entretanto, essas especificidades podem se tornar problemas ao serem desconhecidas pelo programador, utilizando-as inadequadamente. Um problema existente é quando uma lista é usada como conjunto. Diante desta questão faz-se neces- sário um estudo das condições e consequências da substituição entre as interfaces List e Set, quando tal problema ocorre. É o que está sendo proposto nesta pesquisa, onde será desenvolvido, analisado e apresentado um conjunto de transformações implementadas num ambiente de reescrita de programas, a fim facilitar a execução da pesquisa. Estas retornam um código que utilize uma coleção, no caso List ou Set, de uma forma mais adequada de acordo com suas características. Foram utilizados trechos de códigos de projeto reais para identificação do uso inadequado de List e Set e posteriormente aplicação das transforma- ções necessárias nos caso identificados. Sendo estas testadas e analisadas por meio de um estudo de caso, a fim de verificar sua aplicabilidade, como também através de questionário destinados a programadores Java. Esse que analisou a aceitabilidade das transformações em dois trechos de código. Como resultados do estudo de caso, foi identificado a ocorrência sig- nificativa de projetos fazendo uso de listas atuando como conjuntos, 14%, pois este é apenas o número correspondente ao problema de listas usadas como conjuntos, caso fossem con- sideradas mais coleções e mais tipos de problemas envolvidos, provavelmente o número de ocorrências aumentaria. A ArrayList apresentou maior incidência (90%) e List ocorreu nos demais casos (10%). Foram detectados erros de compilação, vendo-se assim a necessi- dade de uma análise complementar para correção de tais erros. Os testes gerados nos códigos originais e a execução em ambos (original e transformado) obtiveram sucesso em todos os casos, revelando assim a existência de equivalência semântica entre eles. Outro dado iden- tificado, que mantém relação com a aceitabilidade do usuário, foi o fato de que o código transformado apresentou poucas modificações em relação ao original e nunca sendo inseri- das linhas adicionais. Em se tratando das avaliações realizadas pelos desenvolvedores Java no questionário, que apresentaram experiência considerável em Java e em JCF com mais da metade possuindo entre 4 e 12 anos de experiência. Eles deram suas sugestões de mu- danças acerca de dois trechos de código e posteriormente compará-las com transformações propostas. Cerca de 45% dos participantes propuseram sugestões consideradas adequadas, de acordo com a API e JCF, ao primeiro trecho de código analisado e 25% deles para o segundo. O primeiro utilizava o método add(E e), já o segundo set(int index, E e) ambos pertencentes a interface List. Também foi evidenciada uma melhoria na fa- cilidade de entendimento dos códigos transformados propostos pelo autor do questionário em relação aos originalmente apresentados. E ainda foi obtido a informação que 58% dos participantes não pesquisaram nem na API de JCF, nem em outras fontes para responder ao questionário, contra 26% que utilizaram API e 16% que pesquisaram sobre JCF em outras fontes. Então, é vista a necessidade de realização de uma técnica complementar a utilizada nas tranformações propostas para que erros de compilação como os que ocorreram no estudo de caso não se repitam. Possivelmente, uma análise dinâmica poderia complementar bem as transformações, que usaram análise estática. Reforçando assim a importância do desenvolvimento de pesquisas a fim de elaborar técnicas que auxiliem o uso adequado de coleções, seja apor meio de formas mais eficientes do programador absorver as informações sobre o uso correto de coleções, seja por meio de ferramentas. Estas, contribuindo para a realização de substituições quando estas já estiverem em uso inadequação, objetivando tornar o código mais legível e eficiente.

 

Banca Examinadora:

(Membros Internos)

Wilkerson Andrade

(Membros Externos)

Alexandre Cabral Mota, Universidade Federal de Pernambuco

Defesa de Dissertação de Mestrado de Normando Gomes de Carvalho Júnior

postado em 14 de fev de 2017 15:08 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Normando Gomes de Carvalho Júnior

Título do Trabalho: Compreendendo Programas por meio de Design By Contract: um estudo com desenvolvedores

Orientador(es): 

Tiago Lima Massoni

 

Data: 07/03/2017

Horário: 14:00:00

Local: Auditório do CEEI (ver disponibilidade)

 

Resumo: Compreender programas é difícil porque cada trecho de código atende requisitos específicos. Em alguns casos, fatores como compreender programas que foram escritos por outras pessoas, o escopo limitado das ferramentas existentes, e a falta de documentação adicionam complexidade. Sendo assim, os desenvolvedores necessitam de uma abordagem de compreensão efetiva que diminua os custos na manutenção e que reduzam os riscos de erros, caso o entendimento do programa seja incompleto. Existem abordagens sistemáticas, apoiadas por ferramentas, para compreensão que utilizam verificações estáticas (análise do código fonte) ou dinâmicas (dados sobre a execução). As abordagens dinâmicas são utilizadas por sua efetividade, pois basta executar um teste para ver o resultado, no entanto, falham por não utilizar informações de alto nível sobre o comportamento que possam ser verificadas. Todavia, estas informações podem ser capturadas ao definir contratos, como por exemplo, na metodologia Design by Contract. Contudo, não existe uma abordagem sistemática de compreensão que utilize contratos. Este trabalho, propõem uma abordagem sistematizada a fim de priorizar a escrita de contratos em programas C# utilizando os princípios de Design by Contract por meio da biblioteca Code Contracts. Podendo, mesmo assim, ser utilizada em qualquer linguagem de programação que dê suporte a Design by Contract. A avaliação foi feita em ambientes de desenvolvimento de software com 12 desenvolvedores de um centro de pesquisa e desenvolvimento em ciência da computação, considerando a aplicação da abordagem a três métodos (rotinas) de um projeto open-source. Os resultados do estudo apontam indícios de melhor compreensão dos métodos usando contratos, e por outro lado, de favorecimento da própria escrita dos contratos em métodos, a princípio desconhecidos pelos desenvolvedores.

 

Banca Examinadora:

(Membros Internos)

João Arthur Brunet

(Membros Externos)

Márcio Lopes Cornélio, Universidade Federal de Pernambuco

Defesa de Dissertação de Mestrado de Palloma Alencar Alves Mestre

postado em 14 de fev de 2017 15:07 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Palloma Alencar Alves Mestre

Título do Trabalho: O Uso do Pensamento Computacional como Estratégia para Resolução de Problemas Matemáticos

Orientador(es): 

Lívia Maria Rodrigues Sampaio Campos

Wilkerson de Lucena Andrade

 

Data: 08/03/2017

Horário: 14:00:00

Local: Auditório do SPLab

 

Resumo: O Pensamento Computacional (PC) é um método para a resolução de problemas usando conceitos da Ciência da Computação. As estratégias para aplicar o PC na educação básica têm sido amplamente estudadas nos últimos anos. Alguns trabalhos sugerem que o seu uso associado a disciplinas, como a matemática, desde os primeiros anos da educação básica, pode melhorar as habilidades dos alunos na resolução de problemas e contribuir para o desenvolvimento do raciocínio matemático, sistemático e algorítmico. No entanto, existem poucas evidências de como o PC está relacionado com esta disciplina. Nosso objetivo é propor estratégias para resolução de problemas matemáticos por meio de um Mapeamento entre as Capacidades Fundamentais da Matemática e os Conceitos do PC. Além disso, desenvolvemos um banco de questões de matemática associadas ao PC com intuito de disseminar as estratégias elaboradas. Os resultados das nossas investigações indicam que o PC pode ser facilmente integrado ao ensino de Matemática e que os nove conceitos de PC avaliados estão relacionados com as Capacidades Fundamentais da Matemática, sendo o conceitos de Análise de Dados, Abstração, Decomposição de Problemas e Algoritmos e Procedimentos os mais relevantes para esta disciplina.

 

Banca Examinadora:

(Membros Internos)

Dalton Dario Serey Guerrero

(Membros Externos)

Ecivaldo de Souza Matos, Universidade Federal da Bahia

Defesa de Dissertação de Mestrado de Rivanilson da Silva Rodrigues

postado em 14 de fev de 2017 15:06 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Rivanilson da Silva Rodrigues

Título do Trabalho: Um estudo sobre os efeitos do Pensamento Computacional na Educação

Orientador(es): 

Wilkerson de Lucena Andrade

Lívia Maria Rodrigues Sampaio Campos

 

Data: 09/03/2017

Horário: 14:00:00

Local: Auditório do SPLab

 

Resumo: Garantir que a população tenha acesso a uma educação básica de qualidade não é uma tarefa fácil, segundo o mais recente relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a avaliação do PISA (Programme for International Student Assessment) realizada em 2012 aponta que 21.4% dos estudantes avaliados de 65 Países não atingiram o nível mínimo de proficiência em resolução de problemas para prosseguir na vida adulta e exercer sua cidadania. Especialmente no Brasil essa situação é ainda mais preocupante, pois esse número ultrapassa os 60%. Assim, buscar recursos educacionais que favoreçam o aprendizado de práticas de resolução de problemas é fundamental. Nesse sentido, pesquisas na área de Educação em Ciência da Computação (CC) indicam que o Pensamento Computacional (PC) definido como uma abordagem para resolução de problemas inspirada e que utiliza fundamentos, métodos e técnicas de CC, pode desenvolver e aprimorar habilidades de resolução de problemas, raciocínio algorítmico e sistêmico, decomposição de problemas e abstração, estas habilidades por sua vez, são extensíveis para áreas além da computação como, por exemplo, a Matemática, Ciências Naturais e até mesmo Humanas e Línguas. Contudo, ainda são poucos os estudos que apresentam evidencias quantitativas dos efeitos do PC na educação básica. Assim, muitos pesquisadores acreditam que os benefícios do PC na educação ainda não são claros, dessa forma, é necessário entender como avaliar e quais são seus efeitos no processo de aprendizagem formal. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma quantitativa o efeito do PC desenvolvido pela programação de computadores na capacidade de resolução de problemas e no desempenho de estudantes no ensino básico. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa RQ: O PC desenvolvido pelo aprendizado em programação pode melhorar habilidades de resolução de problemas, bem como o desempenho de estudantes em disciplinas da educação básica? Para isso realizamos 4 estudos empíricos que envolveram as metodologias de pesquisa-ação e expost facto. Os resultados encontrados em cada estudo convergiram de modo geral e indicam que PC pode de fato contribuir para o desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades de resolução de problemas, bem como seus benefícios podem ser extensíveis para áreas do conhecimento avaliadas durante a educação básica brasileira.

 

Banca Examinadora:

(Membros Internos)

Dalton Dario Serey Guerrero

(Membros Externos)

Eduardo Henrique da Silva Aranha, UFRN

Exame de Qualificação de Doutorado de David Candeia

postado em 14 de fev de 2017 15:05 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): David Candeia

Título do Trabalho: Incorporando diversidade de perfil, de tempo e de forma urbana na computação e previsão da percepção de cenas urbanas

Orientador(es): 

Nazareno Andrade

Raquel Lopes

 

Data: 22/02/2017

Horário: 14:30:00

Local: CEEI

 

Resumo: 

As percepções de espaços públicos são uma questão central para a experiência das pessoas em cidades. O entendimento de quais fatores influenciam esta percepção é importante tanto para urbanistas, que buscam aperfeiçoar a cidade e a qualidade de vida de seus cidadãos, bem como para modelos computacionais que auxiliam as pessoas a navegar nos espaços urbanos. De modo a entender as cidades de forma mais ampla, aplicações de crowdsourcing têm sido utilizadas com sucesso para avaliar as preferências de cidadãos sobre cidades e suas cenas urbanas e soluções de aprendizado de máquina têm sido treinadas para predizer preferências entre cenas urbanas. Entretanto, até o momento os estudos têm focado em avaliar os grupos de participantes das pesquisas como grupos uniformes, sem lidar com suas diferenças de per- fis, e as soluções de aprendizado de máquina têm considerado o uso de descritores de baixo nível das imagens dos espaços urbanos. Ao analisar a percepção de residentes de uma cidade média brasileira, este trabalho tem por objetivo investigar a tese de que os sistemas computacionais propostos podem capturar a percepção média das cenas urbanas, como argumentado pelos trabalhos anteriores, mas também podem ser utilizados para identificar semelhanças e diferenças nas percepções de diferentes grupos de pessoas (e.g., diferentes grupos sociodemográficos), e, ainda, para apontar as relações entre a percepção capturada e características de mais alto nível da forma urbana. Até o momento, três contribuições principais podem ser destacadas. Em primeiro lugar, foram considerados conceitos do projeto urbano para ex- plorar através do crowdsourcing quais características de mais alto ou baixo nível do espaço urbano estão relacionadas com percepções de segurança e agradabilidade. Em segundo lu- gar, o estudo considera teorias da sociologia urbana e da antropologia para demonstrar como diferentes grupos sociodemográficos possuem diferentes percepções de cenas urbanas, uma questão que não havia sido focada nos estudos recentes de crowdsourcing. Em terceiro lu- gar, o estudo aponta que características da forma urbana propostas por urbanistas podem ser utilizadas juntamente com o perfil sociodemográfico de pessoas para melhorar a acurácia de soluções de aprendizado de máquina que buscam predizer cenas urbanas avaliadas como mais seguras ou agradáveis. Este último resultado abre caminho para recomendações mais personalizadas em cenários de arranque a frio. As contribuições deste trabalho têm implicações teóricas para as áreas de sociologia urbana e crowdsourcing de percepções urbanas. Além disso, os resultados também possuem implicações práticas para projetistas urbanos e para modelos de navegação em espaços urbanos. Finalmente, o estudo considera uma cidade média no Brasil, um contexto pouco explorado em estudos de crowdsourcing de percepções urbanas.

 

Banca Examinadora: 

(Membros Internos)

Leandro Balby 

Cláudio Campelo

(Membros Externos)

Marco Aurélio Gerosa, USP

Flávio Figueiredo, UFMG

Exame de Qualificação de Doutorado de Pedro Yóssis Silva Barbosa

postado em 14 de fev de 2017 15:04 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Pedro Yóssis Silva Barbosa

Título do Trabalho: Privacy by Evidence: A Methodology to Provide Privacy Assurance in IoT Applications

Orientador(es): 

Andrey Brito

Hyggo Almeida

 

Data: 06/03/2017

Horário: 09:00:00

Local: Auditório do LSD

 

Resumo: 

In an increasingly connected world, a diversity of sensors collect data from the environment and its inhabitants. Because of the richness of the information collected, privacy becomes an important requirement. Applications are being developed, and, although there are principles and rules regarding users’ privacy, there is still a lack of methodologies to guide the integration of privacy guidelines into the development process. Unfortunately, existing methodologies like the Privacy by Design (PbD) are still vague and leave many open questions on how to apply them in practice. In this work we propose the concept of Privacy by Evidence (PbE), a methodology to provide privacy assurance in IoT applications. Given the difficulty in providing total privacy in such applications, we propose to document the mitigations in form of evidences of privacy, aiming to increase the confidence of the project. To evaluate the usefulness of the PbE, we conducted three case studies. The first case study is a smart metering application; the second considers a people counting and monitoring application; and the third considers an energy efficiency monitoring system. We concluded that the PbE can be effective in helping developers and companies to understand and address the privacy protection needs when creating IoT applications.

 

Banca Examinadora: 

(Membros Internos)

Leandro Balby 

João Arthur Brunet Monteiro

(Membros Externos)

Diego de Freitas Aranha, UNICAMP

Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, INMETRO

Defesa de Tese de Doutorado de Yuri Almeida Lacerda

postado em 14 de fev de 2017 15:03 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Yuri Almeida Lacerda

Título do Trabalho: Explorando a localização e orientação de fotografias pessoais para descoberta de pontos de interesse baseada em agrupamento

Orientador(es): 

Leandro Balby Marinho

Cláudio de Sousa Baptista

 

Data: 03/03/2017

Horário: 09:00:00

Local: Auditório CEEI

 

Resumo: 

A descoberta de conhecimento a partir de grandes repositórios online de fotografias tem sido uma área de pesquisa bastante ativa nos últimos anos. Isso se deve a grande popularização de dispositivos móveis equipados com câmeras digitais e sensores GPS (Global Positioning Systems), tais como: câmeras digitais, smartphones e tablets. Além disso, os arquivos digitais gerados por esses equipamentos são facilmente compartilhados na Web através das redes sociais. Existem redes sociais que são especializadas no compartilhamento de fotografias, e.g.: Flickr, Instagram e Panorâmio. As fotografias armazenadas nesses repositórios possuem metadados contextuais que podem ser utilizados em aplicações de descoberta de conhecimento, tais como: detecção de pontos de interesse (POIs); geração de roteiros de viagens; e organização automática de fotografias. Os metadados contextuais das fotografias são aqueles que podem caracterizar o momento em que a fotografia foi capturada, assim pode-se incluir: localização geográfica, data/hora da captura, orientação da câmera, descrições textuais, entre outros. Dessa forma, este trabalho propõe novos algoritmos e técnicas para detecção de pontos de interesse em cidades turísticas a partir de coleções de fotografias orientadas e georrefenciadas. A maioria das abordagens para detecção de POIs parte do princípio que as áreas geográficas onde uma grande quantidade de pessoas capturaram fotografias indica a existência de um ponto de interesse. Porém, em muitos casos, os POIs estão localizados a uma certa distância desse local na orientação em que a câmera estava direcionada, e não no ponto exato da captura da fotografia. Dessa forma, esse trabalho comprova a importância do uso da orientação nos novos algoritmos voltados para detecção de pontos de interesses. Também foram propostas novas métricas de avaliação e uma ferramenta para auxiliar as atividades de descoberta de conhecimento baseada em grandes massas de fotografias.

 

Banca Examinadora: 

(Membros Internos)

Claudio Elízio Calazans Campelo 

Eanes Torres Pereira

(Membros Externos)

Windson Viana de Carvalho, UFC

Marcelino Pereira dos Santos Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Defesa de Tese de Doutorado de Ranilson Oscar Araújo Paiva

postado em 2 de fev de 2017 11:25 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Ranilson Oscar Araújo Paiva

Título do Trabalho: Autoria de Decisões Pedagógicas informada por Dados para Ambientes MOOCs

Orientador(es): 

Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto

 

Data: 03/02/2017

Horário: 09:00:00

Local: Auditório da CEEI

 

Resumo: 

Estamos vivendo uma mudança no paradigma educacional. Este novo paradigma é mediado pela tecnologia da informação e comunicação, e busca prover educação para qualquer lugar, a qualquer tempo e para qualquer pessoa. Neste processo de mudança e evolução, notamos novas oportunidades e desafios. Um desses desafios se refere ao processo de tomada de decisão pedagógica por parte dos professores e tutores de ambientes online de aprendizagem, em particular os MOOCs (Massive Online Open Courses, ou seja, Cursos Online Abertos e Massivos). Tais ambientes são capazes de armazenar grande quantidade e diversidade de dados, onde é possível encontrar informações relevantes no contexto pedagógico. Entretanto, professores e tutores não dominam a tecnologia necessária para processar e utilizar esses dados, nem (segundo pesquisadores) é prático nem apropriado solicitar que sejam treinado para tanto. Propomos, então, uma Ferramenta para a Autoria de Decisões Pedagógicas. Tal ferramenta visa auxiliar os referidos professores e tutores na descoberta de situações pedagógicas, compreensão dessas situações, tomada de decisão para aborda-las e monitoramento e avaliação dos resultados obtidos. A ferramenta se fundamenta na tomada de decisões informada por dados (decorrentes das interações dos usuários com o ambiente educacional), na visualização de dados e em sistemas de autoria, uma vez que pesquisadores consideram importante, para o contexto educacional, a cooperação entre a inteligência artificial e a inteligência humana (abordagem semi-automática). Pretendemos avaliar o impacto da ferramenta integrando-a com ambientes reais de aprendizagem, e através da realização de teste A/B, onde professores e tutores precisarão tomar decisões apropriadas, em tempo hábil, com e sem o auxílio da ferramenta.

 

Banca Examinadora: 

(Membros Internos)

Evandro Barros Costa 

Leandro Dias da Silva

(Membros Externos)

Patrícia Jaques Maillard, Unisinos

Sean Wolfgand Matsui Siqueira, UNIRIO

Defesa de Tese de Doutorado de Álvaro Alvares de Carvalho César Sobrinho

postado em 13 de dez de 2016 04:50 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Álvaro Alvares de Carvalho César Sobrinho

Título do Trabalho: Um Método para o Desenvolvimento e Certificação de Software de Sistemas Embarcados Baseado em Redes de Petri Coloridas e Casos de Garantia

Orientador(es): 

Angelo Perkusich

Leandro Dias da Silva

 

Data: 22/12/2016

Horário: 14:00:00

Local: Auditório do Embedded

 

Resumo: 

Sistemas embarcados estão presentes em atividades diárias da população em geral, de ambientes domésticos até industriais e governamentais. O uso de sistemas embarcados tem aumentado como resultado, por exemplo, da disseminação da comunicação sem fio, de dispositivos eletrônicos com custos e tamanhos reduzidos, e de software embarcado em equipamentos eletrônicos. Software embarcado pode ser projetado como parte, desde sistemas embarcados simples para o controle de equipamentos domésticos, até sistemas crı́ticos de segurança. Quanto mais complexo um sistema embarcado, maior a probabilidade de ocorrer situações adversas que ofereçam riscos financeiros, fı́sicos, entre outros. Em sistemas embarcados crı́ticos de segurança (e.g., médicos, aviônicos e aeroespaciais), falhas podem resultar em desastres naturais e danos à integridade fı́sica da população. Diante deste cenário, sistemas devem ser desenvolvidos de modo que sejam seguros e eficazes, e que estejam em conformidade com requisitos regulatórios. Portanto, um desafio importante que emerge dessa situação é o desenvolvimento de sistemas de acordo com sua especificação de requisitos, e ao mesmo tempo confiáveis e certificáveis. É no contexto de sistemas embarcados crı́ticos de segurança que se insere esse trabalho. Propõe-se um método para o desenvolvimento e certificação de software desses sistemas. O método é baseado em redes de Petri coloridas (Coloured Petri Nets - CPN) e casos de garantia (assurance cases) representados com a notação estruturada por metas (Goal Structuring Notation - GSN). Conceitos associados com os processos de certificação prescritivo (padrões de processo) e baseado em metas (caracterı́sticas de produto) são integrados durante o processo de desenvolvimento. Além disso, a definição e rastreabilidade de requisitos regulatórios e especı́ficos do produto, juntamente com a verificação de conformidade com requisitos regulatórios, é realizada por meio de casos de garantia. Por fim, neste trabalho também é apresentado um estudo de caso sobre um sistema de Eletrocardiografia (ECG) configurado como um monitor cardı́aco. Esse estudo de caso serve como cenário de implementação e avaliação experimental do método.

 

Banca Examinadora: 

(Membros Internos)

Kyller Costa Gorgônio 

Hyggo Oliveira Almeda

(Membros Externos)

José Reinaldo Silva, Universidade de São Paulo

Antônio Marcus Nogueira Lima, UFCG

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