Defesa de Dissertação 12/12/2011, 14:30

postado em 14 de dez de 2011 04:21 por Nazareno Ferreira de Andrade
AlunoPryscilla Marcili Dóra Selister
Título: Processo de Desenvolvimento de Software Ágil com adição de práticas para melhoria da qualidade dos produtos finais
Banca: Prof. José Antão Beltrão Moura (Orientador, UFCG), Prof. Jacques Philippe Sauvé (Orientador, UFCG), Prof. Dalton Serey (UFCG), Prof. Ayla Dantas (UFPB), Prof. João Paulo Freitas de Oliveira (Fac. Mauricio de Nassau).  

Data: 12/12/2011
Horário: 14:30
Local: Auditório do CEEI

Resumo: As atividades realizadas há mais de 10 anos no LSD (Laboratório de Sistemas Distribuídos) apontam para uma consolidação de resultados na área de Sistemas Distribuídos, principalmente, nas pesquisas em Grades Computacionais, Computação nas nuvens, Sistemas Peer-to-Peer (P2P), Tolerância a Falhas, Desenvolvimento de Software Distribuído e Concorrente e, mais recentemente, Aplicações Industriais e Qualificação de Software.

Um dos principais projetos do laboratório é o OurGrid, uma grade aberta, free-to-join, que agrega serviços computacionais e dá suporte a uma gama de aplicações chamadas de bag-of-tasks. O OurGrid é um software livre e existe um número expressivo de instituições, dentro e fora do país, que usaram ou estão usando essa tecnologia.

Dentro do escopo do laboratório também desenvolveram-se outros produtos como o OurBackup [Oliveira, 2007], um sistema de backup P2P baseado em redes sociais, o JIC protocolo de comunicação do OurGrid, entre outros. Em todos os casos, o LSD buscou problemas reais no contexto do desenvolvimento e utilização desses produtos de software por clientes externos ao laboratório para desenvolver sua pesquisa. Pela importância desses projetos e por ser uma das iniciativas em grades computacionais de grande sucesso no Brasil, o LSD tem tido a preocupação em oferecer produtos de qualidade para a comunidade de usuários de grades.

Em função do cenário do LSD, isto é, equipe composta, em sua maioria, por alunos de graduação em Ciência da Computação; histórico da universidade no desenvolvimento de software; experiência em elaboração de processo de desenvolvimento como XP1 [Abath, 2006] e OurProcess [OurProcess] e o tipo de software desenvolvido, optou-se por buscar a qualidade nos produtos iniciando pela elaboração de um novo processo de desenvolvimento, isso porque a qualidade dos produtos desenvolvidos estava aquém do esperado. Essa preocupação com a qualidade resultou no OurQualityProcess (OQP) um processo baseado na metodologia ágil  XP [Beck, 2001], com a incorporação de práticas da metodologia tradicional e evitando a intrusividade excessiva no trabalho dos desenvolvedores.

Os resultados obtidos com o OQP, mostraram fortes indícios de melhoria na qualidade dos produtos desenvolvidos através de comparações estatísticas utilizando a metodologia científica no estudo de alguns casos.


Comments