Defesa de dissertação, 29/02/2012, 14h

postado em 15 de fev de 2012 05:29 por Nazareno Ferreira de Andrade   [ 27 de fev de 2012 12:57 atualizado‎(s)‎ ]
Aluno: Lucas Vieira de Souza.
Titulo: Infraestrutura para o Desenvolvimento de Aplicações com Suporte a Comercialização de Serviços entre pares em Ambientes Pervasivos
Banca: Hyggo Almeida, DSC/UFCG (orientador), Leandro Dias, IC/UFAL (orientador),
Angelo Perkusich, DEE/UFCG e Kyller Gorgônio, DSC/UFCG.
Local: Auditorio do Embedded Lab.

Resumo: O avanço dos recursos computacionais dos aparelhos portáteis e a convergência de novas funcionalidades nestes dispositivos, tem criado novas oportunidades para o universo da computação pervasiva. Esses novos atributos, aliados a facilidade de conectividade entre eles e a disponibilização de serviços móveis, tem motivado o compartilhamento e a bilhetagem de recursos entre os usuários desses dispositivos. São exemplos de serviços: o compartilhamento de conteúdo multimídia, o controle de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, o acesso à Internet, entre outros.

Os aplicativos móveis que oferecem a bilhetagem de recursos, em sua maioria, apresentam apenas formas de cobrança online, com a necessidade de uma conexão com a Internet para a validação das transações. Outras aplicações apresentam uma forma de cobrança offline, porém são soluções que necessitam de um hardware específico para o seu funcionamento, o que inviabiliza a adoção de diversos dispositivos já presentes no mercado.

Tendo em vista esses aspectos, neste trabalho é apresentada uma infraestrutura para o desenvolvimento de aplicações com suporte a bilhetagem de serviços, que oferece uma nova forma de cobrança. A infraestrutura permite a bilhetagem em modo offline e sem a necessidade de um hardware específico para seu funcionamento. A validação do trabalho foi realizada partir da implementação de um estudo de caso de um serviço de envio de mensagens SMS, que encaminha mensagens texto para dispositivos celulares a partir da transferência de arquivos, demonstrando o suporte oferecido pela infraestrutura para o desenvolvimento de aplicações móveis que oferecem a bilhetagem de recursos.
Comments