Defesa de Dissertação de Mestrado de Ítalo de Pontes Oliveira

postado em 26 de out de 2016 12:37 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Ítalo de Pontes Oliveira

Título do Trabalho: Uma Abordagem para Avaliar a Atenção de Espectadores Utilizando Visão Computacional

Orientador(es): 

Herman Martins Gomes

Eanes Torres Pereira

 

Data: 01/12/2016

Horário: 13:00:00

Local: Auditório do CEEI

 

Resumo: A Sinalização Digital consiste na transmissão de conteúdo via mídia digital, sendo normalmente utilizada por meio de painéis informativos dispostos em locais públicos para retenção da atenção dos espectadores. A pesquisa descrita nesta dissertação, consistiu em criar um aparato para exibição de vídeos e gravação do ambiente, análise e modelagem da atenção dos espectadores quanto à exibição de vídeos em um cenário de sinalização digital. No estudo, foram utilizadas ferramentas de visão computacional para categorizar os espectadores por gênero e faixa etária. Foi montada uma estrutura para transmissão de vídeos digitais e captura simultânea de vídeos dos espectadores, formada por computador, TV digital e câmera USB. A partir do registro dos anúncios transmitidos e da classificação dos espectadores foram automaticamente construídas Redes Bayesianas, as quais representaram o perfil dos espectadores com área sob a ROC de 0,82. As Redes Bayesianas relacionam estatisticamente as variáveis relevantes ao problema (como o gênero e a idade dos espectadores, o tipo do conteúdo transmitido e a distância dos espectadores para a TV), permitindo, assim fornecer uma modelagem aproximada do perfil dos espectadores. Durante a realização da pesquisa aqui relatada, foram evidenciadas lacunas na validação de classificadores de idade utilizando imagens de faces. Para tratar tais lacunas, uma abordagem de estratificação de faixas etárias foi proposta para treinar uma rede neural que obteve desempenho superior o estado da arte, que foi de 72% quando validado na base de faces MORPH. Para que fosse possível realizar esta pesquisa, devido à inexistência de uma base de vídeos disponível publicamente com rótulos categorizando seus conteúdos, foi criada uma base de vídeos contendo 152 vídeos rotulados manualmente nas seguintes categorias: policial (14 vídeos), economia (19 vídeos), saúde (20 vídeos), política (25 vídeos), entretenimento (34 vídeos) e tecnologia (40 vídeos). As análises dos vídeos dos espectadores utilizando as imagens de suas faces e a classificação de tais imagens em relação ao gênero e a idade indicou que indivíduos pertencentes a categorias diferentes dedicam diferentes graus de atenção a vídeos diferentes. Assim, o sistema desenvolvido pode ser utilizado na categorização dos espectadores, para transmissão de anúncios de forma automática como forma de auxílio na alocação do tempo de transmissão das empresas anunciantes, dentre outras aplicações.

 

Banca Examinadora:

(Membros Internos)

Frederico Moreira Bublitz

(Membros Externos)

Rudinei Goularte,  Universidade de São Paulo

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