Candidato(a): Kláudio Henrique Mascarenhas Medeiros Título do Trabalho: Avaliação da Utilização de Leaderboards em Disciplinas Introdutórias de Programação Orientador(es): Dalton Dario Serey Guerrero Jorge Cesar Abrantes de Figueiredo
Data: 02/09/2016 Horário: 14:00:00 Local: Auditório do SPLab
Resumo: Dentre as práticas importantes para alunos de programação introdutória está a realização de exercícios. Existem disciplinas de programação que disponibilizam aos alunos um grande conjunto de problemas. Apesar desta disponibilidade, existem alunos que não são motivados a resolvê-los. A gamificação consiste no uso de elementos e dinâmicas existentes em jogos em contextos que não são jogos e nos últimos anos tem sido considerada uma possível solução para o problema de desengajamento de alunos em contextos educacionais. Um dos elementos de jogos utilizados em contextos gamificados é o leaderboard. Os leaderboards são tabelas que exibem indivíduos ordenados de acordo com um critério de pontuação e criam competições que podem estimular os alunos a serem mais ativos. Neste trabalho, nós avaliamos os impactos da implantação de leaderboards na quantidade de exercícios realizados por alunos de programação introdutória. Para isto, realizamos um experimento de curta duração e um estudo longitudinal durante um período letivo. Nós encontramos indícios de que os leaderboards exercem efeito positivo sobre os alunos, fazendo-os exercitar mais. Entretanto, este efeito não pode ser observado em todos os alunos e tende a apresentar uma redução com o passar do tempo. Observamos que a implantação de leaderboards menores (e.g. semanais, diários) é um acréscimo positivo e pode motivar alunos que não alcançaram as posições do topo no leaderboard geral.
Banca Examinadora: (Membros Internos) Lívia Maria Rodrigues Sampaio Campos (Membros Externos) Eduardo Henrique da Silva Aranha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte |