Defesa de Exame de Qualificação de Tese de Doutorado de Fabrísia Ferreira de Araújo

postado em 5 de fev de 2016 08:33 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG
Título do trabalho: Uma Abordagem Computacional para Assistência Adaptativa a Estudantes e Professores em Ambientes de Aprendizagem Online

Orientador(es): Leandro Dias da Silva e Evandro de Barros Costa

Data: 04/03/2016 
Horário: 9 h

Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora:(mais detalhes abaixo): María del Rosario Girardi Gutiérrez, Edilson Ferneda (UCB),  Joseana Fechine (UFCG), Ulrich Schiel (UFCG). 

Resumo. 
Há um alto índice de insucesso em algumas disciplinas iniciais nos cursos de graduação em computação, tanto na modalidade presencial quanto a distância, notadamente em disciplinas de programação, matemática e lógica. Recentemente, a execução de tais disciplinas na modalidade presencial tem sido associada a uma complementação online, tendo, tal como na educação a distância, um ambiente virtual de aprendizagem vinculado, o qual dá suporte a estudantes e professores. Particularmente, tal complementação possibilita a produção de uma grande variedade de dados gerados a partir das interações dos alunos com os ambientes de aprendizagem. Neste contexto surge um problema de pesquisa importante e macro que é o de como explorar adequadamente tais dados para gerar informação de alta qualidade para, por exemplo, subsidiar efetivamente o processo de decisões pedagógicas a serem tomadas tanto por professores quanto por agentes tutores artificiais, visando contribuir na redução do mencionado índice de insucesso. Neste sentido, surge uma questão relevante: Como contribuir com mecanismos de assistência mais efetiva para os estudantes e, com isso, influenciar significativamente na redução de sobrecarga do professor? Tais propósitos têm sido perseguidos por alguns trabalhos visando assistência a um destes atores aludidos,  contudo, verifica-se ainda pouco uso efetivo de ferramentas inteligentes neste tipo de suporte.

Neste trabalho, enfoca-se a problemática de pesquisa anunciada, propondo-se uma abordagem que mobiliza adequadamente agentes tutores e professores, interagindo em um ambiente de aprendizagem. Neste sentido, busca-se uma abordagem destinada a estudantes e professores, visando, assim, o provimento de assistência adaptativa aos estudantes motivado por suas necessidades, tendo em conta informação do modelo do estudante e de uma estrutura de curriculum do domínio de conhecimento,  durante o curso de uma disciplina de programação para iniciantes. Busca-se, com isso, contribuir para redução do insucesso acadêmico de tais estudantes, além de impactar na redução do trabalho do professor. Para tanto, nesta abordagem se utiliza principalmente de técnicas de modelagem do estudante, valendo-se inclusive de mineração de dados, além de outras técnicas utilizadas em sistemas tutores inteligentes. Especificamente, pretende-se que os agentes tutores estejam encarregados do suporte adaptativo nas atividades avaliativas, incluindo resolução de problemas, provendo, na medida do possível, feedbacks aos estudantes. Além disso, tais agentes têm sido concebidos para oferecer assistência aos professores a fim de que estes tenham uma melhor compreensão do que ocorre no ambiente online em relação aos comportamentos e necessidades dos estudantes. Com respeito à avaliação da abordagem proposta, planeja-se experimentos em contextos de graduação, focalizando disciplinas de programação para iniciantes, buscando-se avaliar a efetividade dos mecanismos de assistência propostos para os estudantes e para os professores.
Comments