Defesa de Proposta de Dissertação de Mestrado - Evelyn Farias, em 03/12, às 15hs

postado em 10 de nov de 2014 02:39 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Evelyn Farias
Título: Análise de Redes Sociais para Identificação e Previsão de Tendências de Mercado
Orientador: Reinaldo Gomes e Anderson Costa

Data: 03/12/14
Horário: 15hs
Local: LATEC

Banca Examinadora: Reinaldo Gomes e Anderson Costa (orientadores), Nazareno Andrade, Leandro Balby Marinho

Resumo:As redes sociais ganharam popularidade rapidamente entre pessoas, organizações e outras entidades sociais, pela facilidade que dão a seus usuários de interagirem, se comunicarem e compartilhar conteúdo entre si. Tais redes cresceram de tal forma que, nos dias atuais, são parte da vida de seus usuários.O estudo e análise das redes sociais provêm a capacidade de modelar muitos problemas reais complexos. Nesse contexto, temos várias empresas e organizações que utilizam redes sociais para realizar marketing de seus produtos e serviços. A análise de redes sociais para uso em identificação de tendências de mercado tem apresentado muitas vantagens, devido ao fato de que mídias sociais são atualizadas com frequência e incluem resultados bastante imparciais.Para esta pesquisa, o microblog Twitter foi escolhido, como fonte de dados para análise, devido à sua simplicidade e facilidade de coleta de dados.  O Twitter cresceu de tal maneira, que hoje possui mais de 500 milhões de usuários ativos, gerando um volume de dados 430 milhões de tweets e lidando com mais de 1,6 milhões de search queries por dia, se mostrando muito útil na identificação de tendências através de vários tópicos que afetam várias populações. Neste trabalho, também foi realizado um estudo preliminar e simplificado, de como o conteúdo gerado pelos tweets dos usuários do microblog Twitter, pode mostrar as tendências no mercado de smartphones atualmente. Através da escolha de cinco conjuntos de palavras-chave para busca, coletamos cinco conjuntos de dados e os analizamos, para responder se a escolha das palavras-chave e a quantidades de tweets coletados, influeciam no resultado da pesquisa, e quais as empresas, apontadas como líderes no mercado de smartphones, apresentam uma maior influência entre os usuários da rede social. Por fim, fizemos uma comparação com resultados de pesquisas recentes de mercado, mostrando se os resultados obtidos deste experimento simplificado, podem nos mostrar realmente uma tendência real no mercado de smartphones.
Comments