Candidato: Evelyn Farias Título: Análise de Redes Sociais para Identificação e Previsão de Tendências de Mercado Orientador: Reinaldo Gomes e Anderson Costa Data: 03/12/14 Horário: 15hs Local: LATEC Banca Examinadora: Reinaldo Gomes e Anderson Costa (orientadores), Nazareno Andrade, Leandro Balby Marinho Resumo:As
redes sociais ganharam popularidade rapidamente entre pessoas,
organizações e outras entidades sociais, pela facilidade que dão a seus
usuários de interagirem, se comunicarem e compartilhar conteúdo entre
si. Tais redes cresceram de tal forma que, nos dias atuais, são parte da
vida de seus usuários.O
estudo e análise das redes sociais provêm a capacidade de modelar
muitos problemas reais complexos. Nesse contexto, temos várias empresas e
organizações que utilizam redes sociais para realizar marketing de seus
produtos e serviços. A análise de redes sociais para uso em
identificação de tendências de mercado tem apresentado muitas vantagens,
devido ao fato de que mídias sociais são atualizadas com frequência e
incluem resultados bastante imparciais.Para
esta pesquisa, o microblog Twitter foi escolhido, como fonte de dados
para análise, devido à sua simplicidade e facilidade de coleta de
dados. O Twitter cresceu de tal maneira, que hoje possui mais de 500
milhões de usuários ativos, gerando um volume de dados 430 milhões de
tweets e lidando com mais de 1,6 milhões de search queries por dia, se
mostrando muito útil na identificação de tendências através de vários
tópicos que afetam várias populações. Neste
trabalho, também foi realizado um estudo preliminar e simplificado, de
como o conteúdo gerado pelos tweets dos usuários do microblog Twitter,
pode mostrar as tendências no mercado de smartphones atualmente. Através
da escolha de cinco conjuntos de palavras-chave para busca, coletamos
cinco conjuntos de dados e os analizamos, para responder se a escolha
das palavras-chave e a quantidades de tweets coletados, influeciam no
resultado da pesquisa, e quais as empresas, apontadas como líderes no
mercado de smartphones, apresentam uma maior influência entre os
usuários da rede social. Por fim, fizemos uma comparação com resultados
de pesquisas recentes de mercado, mostrando se os resultados obtidos
deste experimento simplificado, podem nos mostrar realmente uma
tendência real no mercado de smartphones. |