Defesa de Proposta de Dissertação de Mestrado de Fabiano Miranda

postado em 30 de nov de 2013 10:02 por Franklin de Souza Ramalho   [ 30 de nov de 2013 10:15 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Fabiano de Miranda Silva
Título do trabalho: Política Adaptativa de Gerenciamento Dinâmico de Energia Baseada em Timeout para Interfaces de Rede Sem Fio
Orientadores: Hyggo Almeida e Angelo Perkusich

Data: 02/12/2013
Horário: 8hs
Local: Auditório do Embedded

Banca: Kyller Costa Gorgônio (COPIN/UFCG) e Saulo Dornelas (DEE/UFCG)

Resumo: Dispositivos móveis em geral como notebooks, smartphones, tablets, entre outros, são dependentes de bateria. Com a evolução tecnológica, o tamanho dos dispositivos móveis tende a diminuir, enquanto que o desempenho dos seus componentes tende a aumentar (capacidade de processamento, memória, etc.), aumentando também o seu consumo de energia. Em contrapartida, a densidade de energia das baterias não tem aumentado o suficiente para manter o desempenho dos dispositivos por um período prolongado, tornando o seu tempo de utilização um fator limitador. Do ponto de vista do usuário, é comum só perceber que há pouca carga na bateria de forma tardia, tornando a recarga do aparelho uma tarefa urgente.

Visando aumentar o tempo de utilização dos dispositivos móveis com a carga fornecida pela bateria, foram criadas várias técnicas e políticas de Gerenciamento Dinâmico de Energia que se propõem a economizar energia colocando os componentes ociosos em estado econômico ou desativando-os temporariamente. Das políticas propostas, poucas foram criadas especificamente para interfaces de rede, apesar de que este componente tenha um consumo de energia expressivo. Neste trabalho, pretende-se elaborar uma política de Gerenciamento Dinâmico de Energia para interfaces de rede, que leva em conta a relação entre economia de energia e perda de desempenho, e identifica a ociosidade da interface de rede de acordo com o tipo de utilização da mesma.



Comments