Defesa de Proposta de Dissertação de Mestrado de Priscylla Maria Silva

postado em 15 de fev de 2016 03:27 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidata: Priscylla Maria Silva

Título do trabalho: Um Modelo de Feedback Automático para o Auxílio de Resolução de Problemas no Contexto de Programação.

Orientadores: Evandro de Barros Costa e Joseana Fechine

Data: 02/03/2016 
Horário: 14 h

Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora:(mais detalhes abaixo):

 

Leandro Balby (UFCG), 

João Arthur (UFCG).  

 

Título: Um Modelo de Feedback Automático para o Auxílio de Resolução de Problemas no Contexto de Programação

 

Resumo:

O problema do ensino e aprendizagem de programação em disciplinas introdutórias tem sido abordado de forma recorrente na literatura. Alguns fatores são apontados como justificativa para o insucesso dos alunos nessas disciplinas, tais como: falta de habilidade para resolução de problemas, dificuldade em expressar soluções usando linguagens de programação, entre outros. Uma das estratégias comumente usada pelos professores para estimular a aprendizagem é o uso de uma quantidade elevada de exercícios para que o aluno possa praticar os conceitos adquiridos em sala de aula, no entanto, isso gera uma sobrecarga ao professor que não tem tempo hábil para fornecer feedback adequado aos estudantes. Nesse contexto, o feedback é considerado uma entidade essencial para que o estudante possa ter um retorno não somente sobre o seu desempenho, mas também informações complementares que possam ajudá-lo a melhorar e superar suas dificuldades. Pesquisas motivadas pelos problemas supracitados propõem, como forma de solução, a criação de sistemas educacionais computadorizados que automatizem esse processo de prática e feedback. Este trabalho propõem a criação de um modelo de feedback automático para ser usado em sistemas educacionais voltados para disciplinas introdutórias de programação. O modelo busca identificar e recomendar o feedback mais eficiente para o aluno, dada uma situação e condição particular, durante o processo de criando da solução algorítmica por parte do aluno.

Comments