Defesa de Proposta de Dissertação de Mestrado de Jucélio Soares dos Santos

postado em 27 de nov de 2015 06:00 por Patricia Duarte de Lima Machado   [ 27 de nov de 2015 06:01 atualizado‎(s)‎ ]

Candidato: JUCELIO SOARES DOS SANTOS

Título do trabalho:  Avaliação adaptativa informatizada para levantar indícios de dislexia em crianças na fase de alfabetização.

Orientador(es): Dalton Dario Serey Guerrero e Jorge César Abrantes de Figueiredo


Data: 26/11/2015

Horário: 16:00hs

Local: Auditório do SPLAB


Banca examinadora: Jorge Figueiredo, Dalton Serey, Joseana Macedo e João Arthur Brunet


Resumo:


A dificuldade na leitura e na escrita é um problema comum nas escolas e tem sido reconhecida como um dos fatores que interfere no aprendizado e na autoestima do aluno. Inúmeros são os fatores para o fracasso na aquisição dessas habilidades, podendo ser gerada por dificuldades de aprendizagem ou distúrbios de aprendizagem. Nessa realidade educacional, os professores confundem os termos, tornando-se comum o encaminhamento de alunos que não apresentam distúrbios de aprendizagem aos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), sendo que grande parte desses alunos apresentam dificuldades de aprendizagem geradas por fatores ambientais ou metodológicos, sobrecarregando o sistema público de ensino com a “síndrome do encaminhamento”. Como alternativa a esta realidade,  a Ciência da Computação tem apresentado a possibilidade de utilizar suas tecnologias para contribuir no desenvolvimento de testes adaptativos informatizados para as áreas de saúde e educação. Tais testes automatizados podem auxiliar profissionais com pouca experiência na área para resolver problemas que requerem um “conhecimento especializado”. Sugerimos com este trabalho um instrumento adaptativo informatizado para avaliar as habilidades preditoras relacionadas a leitura e a escrita em crianças na fase de alfabetização com intuito de diminuir a taxa de erro do encaminhamento de alunos que não apresentam distúrbios de aprendizagem e permitir que os CAEEs passem a focar nas crianças que possuem grandes chances de ter o distúrbio da dislexia.

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