Defesa de Qualificação de Doutorado - Lesandro Ponciano dos Santos, em 25/08, às 08:30hs

postado em 22 de jul de 2014 11:45 por Franklin de Souza Ramalho   [ 22 de jul de 2014 11:46 atualizado‎(s)‎ ]
Tipo do trabalho: Exame de qualificação

Candidato: Lesandro Ponciano dos Santos
Título do trabalho: Efeitos do Engajamento e da Credibilidade de Seres Humanos no Desempenho de Sistemas de Computação por Humanos
Orientador(es): Francisco Vilar Brasileiro

Data: 25/08/2014.
Horário: 08:30hs
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora: Francisco Vilar Brasileiro (orientador) Jussara Almeida (UFMG), Rafael Duarte Coelho dos Santos (INPE), Herman Martins Gomes (UFCG) e Nazareno Andrade (UFCG).

Resumo: Apesar dos avanços no desempenho de sistemas computacionais baseados em computadores digitais vivenciados nas últimas décadas, ainda existem diversos problemas computacionais que esses sistemas não são capazes de resolver de forma satisfatória. Muitos desses problemas, entretanto, podem ser resolvidos pelo sistema cognitivo humano de forma rápida e precisa. Visando fazer uso desse poder cognitivo humano para resolver tais problemas em larga escala, tem sido desenvolvido um novo tipo de sistema computacional denominado sistema de computação por humanos. Um sistema de computação por humanos é um sistema distribuído onde os processadores são seres humanos, chamados de trabalhadores. Tal sistema orquestra o poder cognitivo provido por uma multidão de trabalhadores conectados à Internet. O sucesso desse tipo de sistema está diretamente relacionado à sua habilidade de gerenciar adequadamente o poder cognitivo provido pelos trabalhadores de modo a utilizá-lo de forma otimizada. Essa gerência envolve conhecer características do engajamento cognitivo e da credibilidade dos trabalhadores. Engajamento cognitivo se refere tanto à duração do período de retenção do trabalhador no sistema quanto ao grau de participação dele executando tarefas durante esse período. Credibilidade, por sua vez, refere-se ao quão críveis são as respostas providas pelo trabalhador para as tarefas executadas. Esses aspectos, entretanto, ainda têm sido pouco estudados em sistemas de computação por humanos. O propósito deste trabalho é avançar o conhecimento sobre eles e sobre seus impactos no desempenho do sistema. Resultados preliminares revelam que os trabalhadores apresentam dois grandes padrões de engajamento: transiente e regular. Os trabalhadores transientes atuam no sistema em um único dia e não retornam mais, enquanto os regulares atuam por mais tempo. Trabalhadores regulares são minoritários, mas eles contribuem mais tanto no agregado de tarefas executadas, quanto no total de tempo dedicado ao sistema. Eles podem ser subdivididos em cinco diferentes perfis: empenhado, persistente, errático, uniforme e mediano. Quanto à credibilidade de cada trabalhador, identificou-se que ela pode ser estimada por meio da concordância das respostas providas pelo trabalhador com as respostas providas por outros trabalhadores que atuam no sistema. Quando considerada em mecanismos de tolerância a respostas incorretas, este tipo de estimativa permite que o sistema melhore o uso do poder computacional disponível.
Comments