Defesa de Tese de Doutorado de Isabel Dillmann Nunes 06/06, às 09hs

postado em 6 de mai de 2014 09:59 por Franklin de Souza Ramalho
Candidata:   Isabel Dillmann Nunes
Título: Rede de Atividades de Alto Nível aplicada à edição, atualização e acompanhamento de Design Instrucional com suporte a Learning Analytics
Orientador(es): Ulrich Schiel

Data: 06 de Junho de 2014
Horário: 09hs
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora:  Roseclea Duarte Medina (UFSM - Santa Maria/Rio Grande do Sul), Fabiano Azevedo Dorça (UFU - Uberlândia/Minas Gerais), Evandro Costa (UFCG), Jorge Abrantes de Figueiredo (UFCG).

Resumo: O Design Instrucional (DI) define a sequência de entrega de Objetos de Aprendizagem pelos alunos. Porém, o acompanhamento das atividades dos estudantes em tempo de execução ainda é uma atividade de difícil realização. O objetivo deste trabalho é propor a utilização de Rede de Atividades de Alto Nível (HLAN – High Level Activities Net) como ferramenta de autoria e acompanhamento da execução do Design Instrucional com o intuito de melhorar seu planejamento. Rede de Atividades de Alto Nível é uma notação baseada no formalismo de Redes de Petri Colorida que possibilita o acompanhamento de alunos e grupos de alunos com o intuito de identificar pontos de atraso ou complexos, atividades não relevantes e/ou de difícil continuidade. Os dados de execução do Design Instrucional pelos alunos serão armazenados e permitirão a utilização de algoritmos de Learning Analytics. Esta análise dos dados traz mais uma fonte de informações para alterações e melhoramentos do DI e consequentemente do processo de aprendizado do aluno.
Comments