Dissertação de Mestrado: 06/08/2010, 14:00.

postado em 3 de ago de 2010 05:38 por Hyggo Oliveira de Almeida
Aluno: Camila de Luna Maciel.
Título: Uma Abordagem Dirigida por Modelos para a Geração Automática de Casos de Teste de Integração Usando Padrões de Teste.
Local: Auditório do CEEI.
Banca Examinadora: Profa. Patrícia Duarte de Lima Machado, Ph.D (Orientadora),  Franklin de Souza Ramalho, Dr.(orientador),  Tiago Massoni, Dr. e Uira Kuleska, Dr. (UFRN).
Data: 06/08/2010.
Hora:14:00.

Resumo: Dentro da Engenharia de Software, novos paradigmas de desenvolvimento vêm surgindo no intuito de oferecer uma melhor qualidade aos softwares desenvolvidos. Um desses paradigmas é o MDD (Model-Driven Development), cuja principal finalidade é introdução de modelos rigorosos durante todo o processo de desenvolvimento de software oferecendo, dentre outras vantagens, a geração automática de código a partir dos modelos. Contudo, mesmo em processos de desenvolvimento que seguem este paradigma, a atividade de teste de software ainda é fundamental, principalmente, no contexto de teste de integração, pois muitas vezes há a necessidade de fornecer rapidamente aos clientes um conjunto limitado de funcionalidades do software, mesmo que ele ainda não esteja completo. No entanto, em teste de integração, dependendo da complexidade do sistema, o número de casos de teste pode ser muito grande. Nesse contexto, o uso de padrões de teste, ou seja, estratégias que já foram utilizadas e se mostraram efetivas em teste de software, pode guiar a escolha de casos de teste mais efetivos e adequados dentre um número muito grande de possíveis casos de teste. Este trabalho tem como objetivo principal fornecer um nova abordagem de teste de integração, definida dentro de um processo integrado de desenvolvimento e teste dirigidos por modelos (MDD/MDT - Model-Driven Test), para a geração automática de casos de teste a partir de modelos, utilizando padrões de teste como base para o processo de geração. Para automatizar este processo, foi desenvolvida uma ferramenta baseada em transformações de modelos segundo práticas da MDA (Model-Driven Architecture). Além disso, a abordagem proposta utiliza o perfil de teste da UML para a documentação de todos os artefatos de teste gerados. Adicionalmente, estudos de caso experimentais preliminares foram realizados no intuito de avaliar a abordagem e, consequentemente, a ferramenta de suporte desenvolvida.

Agradecemos a sua presença.