Dissertação de Mestrado: 11/05/2011, 10:00.

postado em 26 de abr de 2011 03:45 por Hyggo Oliveira de Almeida
Aluno: André Luís Belmiro Moreira Ramos. 
Título: Uma Metodologia para a Avaliação Multidimensional da Acessibilidade de Interfaces com o Usuário para Aplicações Web
Banca Examinadora: Prof. José Eustáquio Rangel de Queiroz (Orientador), Profa. Joseana Macêdo Fechine (DSC/UFCG), Prof. José Antão Beltrão Moura (DSC/UFCG), Profa. Maria Elizabeth Sucupira Furtado (UNIFOR) 
Data: 11/05/2011. 
Horário: 10:00. 
Local: Auditório do CEEI. 
 
Resumo: Com o constante crescimento da Internet, aumenta também a preocupação acerca do acesso igualitário à informação por todos os integrantes da sociedade. Atualmente, a maioria das aplicações Web possui barreiras de acessibilidade que dificultam ou impossibilitam a utilização da Web por diversos indivíduos com necessidades especiais. Este trabalho consistiu na proposição de uma abordagem multidimensional para a avaliação da acessibilidade de sistemas Web, baseada em três enfoques de avaliação, a saber: (i) inspeção de conformidade; (ii) mensuração do desempenho; e (iii) satisfação subjetiva do usuário. A validação da metodologia considerou um estudo de caso envolvendo a avaliação da acessibilidade de um website construído mediante o arcabouço desoftware Joomla. Neste estudo, foram comparados os resultados de testes envolvendo grupos de participantes classificados a partir de suas necessidades especiais e do grau de experiência com sistemas computacionais. A premissa de que a triangulação das técnicas adotadas produz resultados complementares e mais robustos foi confirmada pelos resultados obtidos com o experimento conduzido para a validação da metodologia.

Agradecemos a sua presença.