Exame de qualificação, 12/12/2011

postado em 21 de nov de 2011 05:46 por Nazareno Ferreira de Andrade
Aluno: Rostand Edson Oliveira Costa.
Título: Uma Abordagem Baseada em Recursos Amortizados para a Ampliação da Elasticidade de Provedores de Computação na Nuvem
Banca: Prof. Francisco Brasileiro (Orientador), UFCG, Prof. Philippe Navaux, UFRGS, Prof. Carlos Ferraz, UFPE, Prof. Antão Moura, UFCG, Prof. Jacques Sauvé, UFCG. 

Data: 12/12/2011
Local: Auditório do CEEI

Resumo: A vazão obtida quando se executa aplicações HTC (do inglês High Throughput Computing) sobre uma infraestrutura computacional depende diretamente da escala que a mesma permite. Neste contexto, o tamanho do pool de processamento é o principal promotor de desempenho, enquanto que o esforço de coordenação envolvido é o principal fator de limitação. 

O paradigma da computação na nuvem permite o fornecimento de infraestrutura de Tecnologia da Informação sob a forma de um serviço que os clientes adquirem sob demanda e pagam apenas pela quantidade de serviços que realmente consomem. Muitas aplicações que processam grandes cargas de trabalho em paralelo poderiam potencialmente se beneficiar da elasticidade oferecida pelos provedores de computação na nuvem. Infelizmente, os provedores públicos atuais de computação na nuvem precisam impor um limite estrito na quantidade de recursos que um único usuário pode adquirir concomitantemente.

Para lidar com tal limitação, nós apresentamos uma abordagem alternativa para a construção de infraestruturas computacionais para suporte à computação na nuvem que não é baseada em planejamento de capacidade tradicional. Inspirados na filosofia Just in Time (JiT) da Toyota, nós introduzimos o conceito de Just in Time Clouds para representar uma nova categoria de serviço na qual o provedor apenas aloca recursos quando efetivamente demandado pelos clientes e somente enquanto houver uso para eles.

Construídos sobre recursos amortizados de um conjunto de fornecedores, as JiT Clouds podem representar uma alternativa atraente para muitos tipos de clientes e aplicações tanto em preço quanto em elasticidade. Operada por um JiT Provider, uma JiT Cloud agrega valor aos seus serviços através da oferta de computação na nuvem sem a necessidade de lidar com planejamento de capacidade tradicional, mas simplesmente descobrindo, preparando e revendendo recursos ociosos já amortizados, ou seja, cujos custos de aquisição e operação já foram cobertos (ou amortizados) pelos negócios principais que os mantêm.

Nós fizemos uma prova de conceito, sobre uma rede de TV Digital, para averiguar o potencial de utilização de recursos amortizados de alta granularidade, alta volatilidade e alta dispersão para a construção de JiT Clouds de alta vazão usando uma arquitetura nova, chamada On-demand Distributed Computing Infrastructure (OddCI).

Comments