Exame de Qualificação, 28/11, 14:00

postado em 21 de nov de 2011 05:34 por Nazareno Ferreira de Andrade   [ 21 de nov de 2011 05:42 atualizado‎(s)‎ ]
Aluno: Frederico Moreira Bublitz
Título: Uma Abordagem Multiagente para Propaganda Pervasiva visando o
Equilíbrio entre os Objetivos dos Anunciantes e as Necessidades dos
Consumidores
Banca: Angelo Perkusich (UFCG, Orientador), Hyggo O. de Almeida  (UFCG, Orientador), Evandro de Barros Costa (UFAL, examinador), Kyller Costa Gorgônio (UFCG, examinador), Maria de Fátima Quiroz Vieira (UFCG, examinadora), María del Rosario Girardi Gutiérrez (UFMA, examinadora)

Data: 28/11/2011
Horário: 14:00
Local: Auditório do Embedded

Resumo:A Computação Pervasiva permite uma veiculação de anúncios mais efetiva e adaptada às necessidades dos consumidores, viabilizando a entrega de anúncios sensíveis ao contexto, possibilitando que os anúncios sejam mais relevantes e entregues no momento e dispositivo mais oportunos, no que é conhecido como Propaganda Pervasiva.

Aparentemente, a entrega de anúncios relevantes mostra-se como a solução ideal para a área de Marketing. Sob a ótica dos consumidores, somente dessa forma será possível ter acesso aos produtos, serviços e marcas que realmente possam despertar o seu interesse. Para os comerciantes, a relevância é um forte indicador de que os consumidores que receberam seus anúncios fazem parte de seu público-alvo.

Porém, uma análise mais profunda mostra que a entrega de anúncios relevantes por si só não garante a satisfação do consumidor. Isso porque, existe uma situação de conflito entre os interesses dos consumidores e as intenções dos anunciantes, o que requer a existência de uma flexibilização entre os objetivos dos anunciantes e as necessidades dos consumidores a fim de encontrar uma situação de equilíbrio, onde os interesses dos anunciantes sejam levados em consideração, mas sem perder de vista que os anúncios devem ser relevantes para os consumidores sem se tornarem intrusivos.

Diante do exposto, enuncia-se o seguinte problema de tese: obter a melhor relação entre os objetivos dos anunciantes e os interesses dos consumidores, dentro do escopo da Propaganda Pervasiva. Desse modo, tem-se como objetivo principal o desenvolvimento de uma infraestrutura de software que viabilize a distribuição de Propaganda Pervasiva, promovendo o equilíbrio entre as necessidades dos consumidores e os objetivos dos anunciantes. Tal equilíbrio deverá levar em conta os seguintes aspectos: relevância do anúncio para o consumidor; nível de satisfação do anunciante; e diversidade de  dispositivos.

Acredita-se que através de um cenário de negociação entre consumidores e anunciantes seja possível satisfazer os requisitos descritos anteriormente e encontrar o equilíbrio desejado. Nesse processo de negociação, consumidores e anunciantes fazem propostas e contra-propostas a fim de obterem a melhor relação entre os objetivos dos anunciantes e os interesses dos consumidores. Esse cenário remete a uma solução multiagente, onde a ideia básica consiste em utilizar agentes de software para representarem os anunciantes e consumidores.

A validação do trabalho será realizada através da implementação de estudos de casos e da realização de experimentos que verifiquem as seguintes hipóteses:

   H1 - É possível representar e obter a informação contextual dos consumidores de forma dinâmica e transparente.
   H2 - A informação contextual pode ser usada para determinar a relevância de um anúncio para um consumidor.
   H3 - O modelo de negociação leva a um equilíbrio entre os objetivos dos anunciantes e os interesses dos consumidores.
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