Tese de doutorado da UFCG é eleita a melhor no Prêmio Capes de Teses na área de Computação

postado em 31 de ago de 2015 15:15 por Rohit Gheyi   [ 14 de dez de 2015 10:24 atualizado‎(s)‎ ]



A tese de doutorado de Gustavo Araújo Soares, orientada pelo Prof. Rohit Gheyi (UFCG), foi eleita a melhor tese de doutorado defendidas em 2014 em Ciência da Computação no Prêmio Capes de Tese promovido pela Capes. Eles receberão um prêmio em uma solenidade no dia 10 de Dezembro em Brasília.




O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, e é concedido anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-graduação em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela. Concorrem a esta edição as teses defendidas em 2014. São considerados na seleção os quesitos originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação e valor agregado ao sistema educacional. A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio Capes de Tese ocorreu nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior que tenham tido, no mínimo, três teses de doutorado defendidas em 2014. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação realizou a inscrição da tese. Em seguida, uma comissão analisou todos os trabalhos e selecionou o melhor trabalho e cada uma das áreas.

Gustavo realizou o doutorado (2010-2014) e mestrado (2009-2010) no programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande e atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação.


Prêmio recebido por Gustavo Soares e Rohit Gheyi pelo presidente da CAPES, Carlos Nobre, no dia 10/12/2015 em Brasília (Foto: Haydée Vieira - CCS/Capes)

A tese de doutorado ("Automated behavioral testing of refactoring engines") de Gustavo apresenta uma técnica automatizada para testar ferramentas de refatoramento, que podem ser utilizadas durante a evolução do software. Essa técnica identificou automaticamente mais de 100 bugs nas melhores ferramentas de refatoramento do mercado (IBM, Oracle) e da academia. O seu trabalho de pesquisa recebeu alguns prêmios como:

  1. melhor ferramenta do Simpósio Brasileiro em Engenharia de Software em 2009;
  2. melhor dissertação de mestrado da América Latina no Concurso Latinoamericano de Tesis de Maestría em 2010;
  3. uma das 10 melhores dissertações de mestrado de Computação no Concurso de Teses e Dissertações (melhor dissertação de mestrado considerando as áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação) em 2010;
  4. segundo melhor pôster do European Conference on Object-Oriented Programming em 2011;
  5. melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software em 2011;
  6. primeiro lugar no Student Research Competition da ACM SIGPLAN conference on Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2012;
  7. prêmio John Vlissides na ACM SIGPLAN conference on Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2012;
  8. tese de doutorado aprovada com distinção em 2014;
  9. uma das seis melhores teses de doutorado defendidas em 2014 considerando todas as áreas da Computação e a melhor tese de doutorado em 2014 considerando as áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação no XXVIII Concurso de Teses e Dissertações (CTD) promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. 

Além disso, alguns dos seus resultados da pesquisa foram publicados em periódicos qualificados da área como IEEE Software e IEEE Transactions on Software Engineering. Durante o seu doutorado, Gustavo também realizou um estágio na Microsoft Research em Redmond em 2013. Em 2016, Gustavo realizará um pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, iniciado em 1973, tem como objetivo a formação de Mestres e Doutores em Ciência da Computação. O curso de doutorado foi iniciado no programa em 2005. Até o momento, foram defendidas 39 teses de doutorado. É a primeira vez que uma tese defendida no programa ganhou este prêmio.

Comments