Disciplinas

(ANEXO II DA RESOLUÇÃO 04/ 2016)

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, DO CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA, DA UFCG

 

I – DISCIPLINAS DA ESTRUTURA CURRICULAR   

 

QUADRO DE DISCIPLINAS DO MÓDULO BÁSICO

 

No

Identificação

Número de Créditos

Carga

Horária

Unidade

Acadêmica

Responsável

Qualificação

Teoria

Prática

Total

1

Fundamentos de

Pesquisa em

Ciência da

Computação I

4

0

4

60

DSC

Obrigatória

2

Fundamentos de

Pesquisa em

Ciência da

Computação II

4

0

4

60

DSC

Obrigatória

3

Fundamentos de

Pesquisa em

Ciência da

Computação III

4

0

4

60

DSC

Obrigatória

 

QUADRO DE DISCIPLINAS DO MÓDULO AVANÇADO

 

No

Identificação

Número de Créditos

Carga

Horária

Unidade

Acadêmica

Responsável

Qualificação

Teoria

Prática

Total

4

Arquitetura de

Computadores

4

0

4

60

DSC

Eletiva

5

Banco de Dados

4

0

4

60

DSC

Eletiva

6

Complexidade de Algoritmos

4

0

4

60

DSC

Eletiva

7

Engenharia de Software 

4

0

4

60

DSC

Eletiva

8

Inteligência Artificial 

4

0

4

60

DSC

Eletiva

9

Modelos

Computacionais 

4

0

4

60

DSC

Eletiva

10

Redes de

Computadores

4

0

4

60

DSC

Eletiva

11

Sistemas

Distribuídos

4

0

4

60

DSC

Eletiva

 

QUADRO DE DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS

 

No

Identificação

Número de Créditos

Carga

Horária

Unidade

Acadêmica

Responsável

Qualificação

Teoria

Prática

Total

12

Tópicos Especiais em Ciência da Computação

4

0

4

60

DSC

Eletiva

 

QUADRO DE DISCIPLINAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

 

No

Identificação

Número de Créditos

Carga Horária

Unidade

Acadêmica

Responsável

Qualificação

Teoria

Prática

Total

13

Metodologia do Ensino Superior

4

0

4

60

DE(*)

Eletiva

14

Estágio Docência I

0

2

2

60(**)

DSC

Eletiva

15

Estágio Docência II

0

2

2

60(**)

DSC

Eletiva

(*) DE – Departamento de Educação do Centro de Humanidades da UFCG (**) 01 crédito prático equivale a 30 horas-aula de atividades práticas de ensino.

 

QUADRO DE DISCIPLINAS PARA ESTUDO DIRIGIDO

 

No

Identificação

Número de Créditos

Carga

Horária

Unidade

Acadêmica

Responsável

Qualificação

Teoria

Prática

Total

16

Projeto de Pesquisa 

2

0

2

30

DSC

Eletiva

17

Publicação Científica

1 a 4

0

1 a 4

15 a 60

DSC

Eletiva

 

 

II – EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS

 

1. FUNDAMENTOS DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I

 

Como ler artigos científicos e livros de forma crítica. Como realizar uma revisão do estado da arte em uma área. Como escrever um artigo científico. Como apresentar dados empíricos graficamente. Como preparar uma apresentação e apresentar um trabalho. O método científico e a Ciência da Computação. Estratégias de pesquisa empírica: surveys, estudos de casos e experimentos. Como organizar, planejar e conduzir um projeto de pesquisa empírica.

 

2. FUNDAMENTOS DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO II

 

Revisão de probabilidade. Sumarização de dados medidos. Erros em medições experimentais e Intervalos de Confiança. Analise de dados empíricos para confirmar uma teoria. Analise de dados empíricos para confirmar uma relação. Projeto experimental.

 

3. FUNDAMENTOS DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO III

 

Apresentação de várias técnicas empregadas na formalização de problemas e na busca de soluções na Ciência da Computação. As técnicas particulares apresentadas poderão variar conforme o interesse do professor e dos alunos. As técnicas cobrem problemas em várias áreas da computação, incluindo análise de desempenho de sistemas, engenharia de software, entre outros.

 

4. ARQUITETURA DE COMPUTADORES

 

Aplicações de sistemas computacionais, tecnologia de hardware para implementação de sistemas computacionais, sistemas com múltiplas cores de processamento, núcleos de propriedade intelectual, sistemas em chip, fluxos de desenvolvimento de hardware, integração com fluxo de desenvolvimento de software, exploração arquitetural, verificação funcional, síntese comportamental e síntese RTL.

 

 

5. BANCO DE DADOS

 

Conceitos de banco de dados. Modelos de dados. Linguagens de Consulta. Arquitetura de Banco de Dados. Tópicos Avançados em Banco de Dados.

 

6. COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS

 

Medidas de complexidade (tempo e espaço). Hierarquia e classes de problemas. Problemas NP-completos. Criptografia. Algoritmos aleatórios e análise probabilística.

 

7. ENGENHARIA DE SOFTWARE

 

Introdução à engenharia de software. Processos de desenvolvimento de software. Planejamento e gerenciamento de projetos de software. Engenharia de requisitos. Análise e projeto de software orientado a objetos. Verificação e validação de software. Evolução de software.

 

8. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Histórico. Introdução. Resolução de problemas. Métodos de busca. Conhecimento e raciocínios precisos e imprecisos. Aprendizagem. Comunicação. Ação. Aplicações.

 

9. MODELOS COMPUTACIONAIS

 

Tese de Church-Turing. Modelo de algoritmo. Linguagem de programação. Funções primitivas recursivas e recursivas gerais. Máquina de Turing. Variantes de máquina de Turing. Modelo de família de circuitos.

 

10. REDES DE COMPUTADORES

 

Roteamento unicast e multicast. Multicast confiável (em nível de aplicação). Controle de congestionamento da rede e controle de congestionamento fim-a-fim. Gerenciamento de filas. Serviços integrados (i.e., integrated services) e serviços diferenciados (differentiated services). Alocação e localização de serviços. Distribuição de conteúdo e proximidade em redes. Segurança em redes. Protocolos básicos da Internet (e.g., DNS, SMPT). Computação móvel. Redes ad hoc sem fio.

 

11. SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

 

Conceitos Básicos. Comunicação em sistemas distribuídos. Sincronização em sistemas distribuídos. Modelos de sistemas distribuídos. Arquitetura de Sistemas Distribuídos.

 

12. TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 

Tópicos especiais ministrados por docentes do Programa, professores visitantes ou convidados, versando sobre temas atuais em Ciência da Computação.

 

 

13. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

 

Disciplina de natureza compreensiva e de caráter teórico-prático, voltada ao tratamento de processos de capacitação para o exercício da docência. Busca abordar o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento. Aborda as relações entre a universidade, o currículo e a cultura, examinandoos à luz de considerações éticas, filosóficas e epistemológicas. Visualiza a educação escolarizada como mecanismo produtor de cultura, subjetividade e identidades. Discute diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do conhecimento escolar e de sua avaliação, examinando-as em seus efeitos sociais, políticos e culturais.

 

14. ESTÁGIO DOCÊNCIA I

 

Atividade acadêmica a ser desenvolvida por aluno regularmente matriculado no Programa com o objetivo de se aperfeiçoar para o exercício da docência no ensino superior.

 

15. ESTÁGIO DOCÊNCIA II

 

Atividade acadêmica a ser desenvolvida por aluno regularmente matriculado no Programa com o objetivo de se aperfeiçoar para o exercício da docência no ensino superior. Possui a disciplina Estágio Docência I como pré-requisito.

 

16. PROJETO DE PESQUISA

 

Disciplina com enfoque em tema de pesquisa, onde cada aluno(a), sob a orientação do(s) Professor(es), desenvolverá um projeto de pesquisa individual dentro do tema.  Todas as disciplinas com título Projeto de Pesquisa terão, quando oferecidas, um subtítulo que especificará o tema de pesquisa.

 

17. PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

 

Disciplina com enfoque em publicação científica. Todas as disciplinas com título Publicação Científica terão, quando oferecidas, um subtítulo que especificará a publicação vinculada.

 

 





Regulamento Antigo


As disciplinas do Regulamento Antigo são definidas no Regimento Interno (Resolução 22/2010).

Disciplinas do Ciclo Básico


 Identificação da disciplina Créditos Carga Horária Ementa
 1Arquitetura de Computadores02  30hs Aplicações de sistemas computacionais, tecnologia de hardware para implementação de sistemas computacionais, sistemas com múltiplas cores de processamento, núcleos de propriedade intelectual, sistemas em chip, fluxos de desenvolvimento de hardware, integração com fluxo de desenvolvimento de software, exploração arquitetural, verificação funcional, síntese comportamental e síntese RTL.
 2Banco de Dados02 30hs Conceitos de banco de dados. Modelos de dados. Linguagens de Consulta. Arquitetura de Banco de Dados. Tópicos Avançados em Banco de Dados.
 3Complexidade de Algoritmos 0230hs Medidas de complexidade (tempo e espaço). Hierarquia e classes de problemas. Problemas NP-completos. Criptografia. Algoritmos aleatórios e análise probabilística.
 4Engenharia de Software 0230hs Introdução à engenharia de software. Processos de desenvolvimento de software. Planejamento e gerenciamento de projetos de software. Engenharia de requisitos. Análise e projeto de software orientado a objetos. Verificação e validação de software. Evolução de software.
 5 Inteligência Artificial 0230hs Histórico. Introdução. Resolução de problemas. Métodos de busca. Conhecimento e raciocínios precisos e imprecisos. Aprendizagem. Comunicação. Ação. Aplicações. 
 6Modelos Computacionais 0230hs Histórico. Introdução. Resolução de problemas. Métodos de busca. Conhecimento e raciocínios precisos e imprecisos. Aprendizagem. Comunicação. Ação. Aplicações. 
 7Redes de Computadores 0230hs Roteamento unicast e multicast. Multicast confiável (a nível de aplicação). Controle de congestionamento da rede e controle de congestionamento fim-a-fim. Gerenciamento de filas. Serviços integrados (i.e., integrated services) e serviços diferenciados (differentiated services). Alocação e localização de serviços. Distribuição de contéudo e proximidade em redes. Segurança em redes. Protocolos básicos da Internet (e.g., DNS, SMPT). Computação móvel. Redes ad hoc sem fio. 
 8Sistemas Distribuídos02 30hs Conceitos Básicos. Comunicação em sistemas distribuídos. Sincronização em sistemas distribuídos. Modelos de sistemas distribuídos. Arquitetura de Sistemas Distribuídos. 
 9Fundamentos de Pesquisa em Ciência da Computação I04 60hs Como ler artigos científicos e livros de forma crítica. Como realizar uma revisão do estado da arte em uma área. Como escrever um artigo científico. Como apresentar dados empíricos graficamente. Como preparar uma apresentação e apresentar um trabalho. O método científico e a Ciência da Computação. Estratégias de pesquisa empírica: surveys, estudos de casos e experimentos. Como organizar, planejar e conduzir um projeto de pesquisa empírica. 
 10Fundamentos de Pesquisa em Ciência da Computação II 04 60hs Revisão de probabilidade. Sumarização de dados medidos. Erros em medições experimentais e Intervalos de Confiança. Analise de dados empíricos para confirmar uma teoria. Analise de dados empíricos para confirmar uma relação. Projeto experimental. 
 11Fundamentos de Pesquisa em Ciência da Computação III  0460hs Apresentação de várias técnicas empregadas na formalização de problemas e na busca de soluções na Ciência da Computação. As técnicas particulares apresentadas poderão variar conforme o interesse do professor e dos alunos. As técnicas cobrem problemas em várias áreas da computação, incluindo análise de desempenho de sistemas, engenharia de software, entre outros. 


Disciplinas de Tópicos Especiais


 Identificação da disciplina Créditos Carga Horária Ementa
 12Tópicos Especiais em Ciência da Computação02  30hs Tópicos especiais ministrados por docentes do Programa, professores visitantes ou convidados, versando sobre temas atuais em Ciência da Computação.


Disciplinas Didático-Pedagógicas


 Identificação da disciplina Créditos Carga Horária Ementa
 13Medotologia do Ensino Superior04  60hs Disciplina de natureza compreensiva e de caráter teórico-prático, voltada ao tratamento de processos capacitadores para o exercício da docência. Busca abordar o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento. Aborda as relações entre a universidade, o currículo e a cultura, examinandos à luz de considerações éticas, filosóficas e epistemológicas. Visualiza a educação escolarizada como mecanismo produtor de cultura, subjetividade e identidades. Discute diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do conhecimento escolar e de sua avaliação, examinando-as em seus efeitos sociais, políticos e culturais.
 14Estágio Docência  02 30hsAtividade acadêmica a ser desenvolvida por aluno regularmente matriculado no Programa com o objetivo de se aperfeiçoar para o exercício da docência no ensino superior. 


Disciplinas para Estudo Dirigido


 Identificação da disciplina Créditos Carga Horária Ementa
 15Projeto de Tese de Doutorado02  30hs Pesquisa conduzida pelo(a) aluno(a) sob orientação do(a) seu(sua) Orientador(a), para elaboração de sua Tese de Doutorado. Todas as disciplinas com título Projeto de Tese de Doutorado terão, quando oferecidas, um subtítulo que especificará o teor da pesquisa a ser desenvolvida.

 16 Proposta de Dissertação de Mestrado 0230hs Preparação de monografia que irá constituir a proposta de dissertação de mestrado do aluno, conduzida pelo(a) aluno(a) sob orientação do(a) seu(sua) Orientador(a), a qual deverá ser avaliada e defendida ao final do período da disciplina. 
 17Proposta de Tese de Doutorado 000hs Preparação de monografia que irá constituir a proposta de tese de doutorado do aluno, conduzida pelo(a) aluno(a) sob orientação do(a) seu(sua) Orientador(a), a qual deverá ser avaliada e defendida ao final do período da disciplina através do exame de qualificação.