Empreendedorismo

O Departamento de Sistemas e Computação incentiva a formação de empreendedores através das disciplinas de Empreendedorismo em Software, Projeto em Computação 1 e Projeto em Computação 2, todas voltadas à formação dos alunos do curso de Ciência da Computação na proposição de soluções inovadoras e de grande impacto no mercado nacional e mundial.

Equipe Docente Atual

Modelo de Formação

Após a formação consolidada em Engenharia de Software, incluindo Programação, Projeto e Análise de software, Redes de Computadores e Banco de dados, os alunos já estão prontos para criar e desenvolver produtos inovadores em tecnologia. Pode-se considerar que as disciplinas são complementares, mas avaliam diferentes aspectos do aprendizado em empreendedorismo, sempre com viés prático e vivencial.

1. Empreendedorismo em Software (optativa)

A primeira disciplina é executada dentro do contexto do Baião de Três, uma iniciativa integrada de Computação, Administração e Design.

2. Projeto em Computação 1

A segunda disciplina da série é "Projeto em Computação 1",  que tem como objetivo desenvolver um produto de software. O primeiro passo é a definição do MVP (Minimum Viable Product - Mínimo Produto Viável), uma versão reduzida do produto (opcionalmente definido na disciplina anterior), mas que seja suficiente para ser vendido ou, no mínimo, demonstrável do ponto de vista de negócio. Como exemplo, se um software para smartphone foi definido como o produto de uma equipe, uma versão com menos funcionalidades pode ser o MVP, mas de forma que um cliente ainda consiga utilizá-lo e identificar a inovação ao fazê-lo. Inicia-se então um ciclo de desenvolvimento de software, gerenciado pelo professor da disciplina, que atua como um cliente do produto, de acordo com sua definição no MVP. O resultado é um software estável, pronto para ser utilizado por clientes, mas ainda com funcionalidades periféricas pendentes.

3. Projeto em Computação 2

A terceira disciplina da série é "Projeto em Computação 2", completando a série de disciplinas. O objetivo é desenvolver um negócio de software. Considerando que o MVP está pronto, esta disciplina tem como objetivo avaliar o MVP junto ao cliente, e aperfeiçoar o plano de negócio, já preparando a equipe para uma eventual formação de empresa. O processo de coaching é mais uma vez aplicado, incluindo avaliação do produto em cenário real e aprimoramento do produto quando necessário. O resultado desta disciplina é um plano de negócio pronto, compatível com aqueles demandados por agências financiadoras e de subvenção (BNDES, FINEP, CNPq, etc) e com aqueles requeridos por investidores (Venture Capitals, Angels, etc).