Estudante da UFCG recebe o prêmio de melhor dissertação de mestrado da América Latina

Data de postagem: Jul 09, 2010 10:34:53 PM

A dissertação de mestrado de Gustavo Soares, aluno da pós-graduação em Ciência da Computação da UFCG foi eleita a melhor dissertação de mestrado da America Latina de 2010 no Concurso Latino-americano de Tesis de Maestría (CLTM) realizado na XXXVI Conferência Latino-americana de Informática (CLEI). O trabalho foi apresentado e recebeu a premiação em Assunção, Paraguai, entre os duas 18 e 22 de outubro de 2010.

Sobre a conferência

O CLEI é um evento anual promovido pelo Centro Latino-americano de Estudos em Informática. O evento reúne pesquisadores, professores e estudantes de Universidades e Centros de Pesquisa Latino-americanos. O CLTM difunde e transmite o trabalho de estudantes latino-americanos que tenham terminado suas dissertações de mestrado em informática recentemente. Para participar, Gustavo Soares enviou um resumo de sua dissertação (20 páginas). Os trabalhos foram julgados por um Comitê Avaliador, que elegeu os 3 melhores trabalhos.

Sobre seu mestrado

 

Gustavo Soares ingressou no mestrado em março de 2009 sob a orientação dos professores Rohit Gheyi e Dalton Serey. O seu trabalho consistiu em propor uma abordagem para tornar a atividade refatoramentos de programas mais segura. Sua técnica analisa uma transformação e gera automaticamente um conjunto de testes para avaliar se mudanças comportamentais foram introduzidas. Ele defendeu sua dissertação em abril de 2010 e foi aprovado com distinção. Nesse período Gustavo Soares e seus orientadores publicaram quatro artigos. Para mais detalhes acessem o trabalho publicado na revista da IEEE Software.

 

Além desse prêmio, o trabalho de Gustavo Soares rendeu outros frutos. Ele participou do ACM student research competition realizado no International Conference on Software Engineering (ICSE) na África do Sul em maio de 2010. Seu trabalho foi eleito um dos 10 melhores trabalhos de mestrado e doutorado do mundo na área de engenharia de software. Além disso, no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software realizado em Fortaleza em outubro de 2009, sua ferramenta (SafeRefactor) foi premiada como a melhor ferramenta do evento. Para mais informações, visite o site.