Tese de doutorado da UFCG é eleita uma das seis melhores teses no Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação

Data de postagem: Jul 22, 2015 9:20:23 PM

Gustavo realizou o doutorado (2010-2014) e mestrado (2009-2010) no programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande e atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação.

A tese de doutorado de Gustavo Araújo Soares, orientada pelo Prof. Rohit Gheyi (UFCG), foi eleita uma das seis melhores teses de doutorado defendidas em 2014 considerando todas as áreas da Computação e a melhor tese de doutorado em 2014 considerando as áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação no XXVIII Concurso de Teses e Dissertações (CTD) promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. O Concurso de Teses e Dissertações ocorreu nos dias 20 e 21 de Julho de 2015 em Recife (PE). 

A tese de doutorado ("Automated behavioral testing of refactoring engines") de Gustavo apresenta uma técnica automatizada para testar ferramentas de refatoramento, que podem ser utilizadas durante a evolução do software. Essa técnica identificou automaticamente mais de 100 bugs nas melhores ferramentas de refatoramento do mercado (IBM, Oracle) e da academia. O seu trabalho de pesquisa recebeu alguns prêmios como:

Além disso, alguns dos seus resultados da pesquisa foram publicados em periódicos qualificados da área como IEEE Software e IEEE Transactions on Software Engineering. Durante o seu doutorado, Gustavo também realizou um estágio de três meses na Microsoft Research em Redmond em 2013.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, iniciado em 1973, tem como objetivo a formação de Mestres e Doutores em Ciência da Computação. O curso de doutorado foi iniciado no programa em 2005. Até o momento, foram defendidas 38 teses de doutorado. É a segunda vez que uma tese defendida no programa fica entre as 6 melhores do Brasil, sendo a outra no Concurso de Teses e Dissertações em 2014.